Neste mês de julho, o prefeito de Guará renovou o convênio com o Projeto Reviva o óleo da empresa Brejeiro de Orlândia.

O projeto é desenvolvido nas escolas, através de atividades de educação ambiental, gincana da coleta do óleo e da embalagem usados, assim como no comércio alimentício guaraense que usa o óleo de cozinha e depois o troca por novo.

Nas escolas, as ações são pautadas na conscientização dos alunos sobre o correto destino do óleo usado, que não pode ser na pia, esgoto, chão, nem no lixo comum, pois contamina os corpos hídricos e, neste projeto, é destinado à produção de biodiesel. Os alunos são estimulados a desenvolverem atividades como desenhos, frase, redações sobre o tema, além da gincana, e no final, as melhores atividades feitas dos alunos ou das salas de aula são premiadas com passeios ecológicos, sessões de cinema e cestas de produtos da Brejeiro.

Além de algumas parcerias, como a cooperativa de reciclagem da cidade - COOREG, ao lhes destinar os frascos de óleo usados que serão então trocados por picolé (neste caso as garrafas iriam para cooperativa, como uma forma de parceria), sendo o evento também a largada para a abertura de um ponto de troca na cidade, que será na Agenda 21. Além disso, a cooperativa passará a recolher o óleo de cozinha usado das casas também, junto com materiais recicláveis já recolhidos. Outra ação é ampliar os pontos de coleta na cidade, ou seja, estabelecimentos que usam o óleo, o armazenam e trocam por outro novo. Para participar, basta seguir os procedimentos: Após utilizar o óleo de fritura, deixe-o esfriar; depois passe-o por uma peneira e o coloque em uma garrafa pet de 2 litros, tampando bem. Leve até o ponto de coleta. A cada 06 litros de óleo usado, você recebe um frasco de óleo novo.

Vale ressaltar que durante a programação do aniversário da cidade, será montado um stander da Brejeiro, divulgando o projeto e realizando troca de óleo usado por novo, bem como a distribuição de brindes.