Aconteceu na tarde de terça-feira (19 de setembro de 2017), no salão de eventos da AAG (Associação Atlética Guaraense), a cerimônia de entrega de Certificados de Reservista Militar, realizado pela Junta de Serviço Militar de Guará.

Estiveram presentes, conduzindo o evento o 1º Tenente e Delegado da 10ª Delegacia do Serviço Militar de Barretos e 11ª Delegacia do Serviço Militar de Franca Ten. Edson Lelis, o Prefeito Marco Aurélio Migliori, a Presidente da Câmara Bibi Seribeli, o Secretário de Negócios Jurídicos Túlio Colferai, o Chefe de Gabinete Laurel Lopes Leal, a Secretária da Junta Militar Letícia Cerveira da Silva e a Secretária Nilda de Assis.

Ao todo foram 160 jovens que receberam o certificado de alistamento e dispensa do serviço militar obrigatório, por excesso de contingente.

Desde 1906, o alistamento militar é um ato obrigatório a todo brasileiro nato, do sexo masculino, que completa 18 anos de idade. Nessa etapa, boa parte dos inscritos é dispensada (o que acontece em Guará), por excesso de contingente e tornam-se automaticamente parte da reserva das Forças Armadas nacionais, recebendo o Certificado de Dispensa.

Em seu discurso o Prefeito Marco Aurélio emocionado, enalteceu o trabalho da equipe da Junta Militar de Guará, cumprimentou o Tenente Delegado Lelis pela maestria na condução da cerimônia, bem como agradeceu a presença de todos na solenidade. Enfatizou a importância do documento para os jovens, pois sem ele, o cidadão não pode emitir passaporte, ingressar em emprego público, matricular-se em faculdades ou inscrever-se em concursos.