Associação dos Prefeitos do Estado de São Paulo (APREESP)

Publicado em: 15/05/2019 11:22:58

O Prefeito em exercício de Guará e Secretário geral da APREESP Vinicius Engenheiro, Deputados federais e representantes da Associação dos Prefeitos do Estado de São Paulo (APREESP) reuniram-se no auditório Franco Montoro na terça-feira (6/5), para debaterem questões relacionadas aos municípios. A PEC 56/2019, de autoria do deputado federal Rogério Peninha, que prorroga os mandatos dos atuais prefeitos, vice-prefeitos e vereadores e unifica as eleições gerais e as eleições municipais em 2022 foi tema de discussões e sobre a decisão do governo de São Paulo de fechar delegacias de polícia durante à noite, feriados e fins de semana.

O prefeito em exercício de Guará, Vinicius Engenheiro afetado pela medida, explica que a falta de delegacias em funcionamento atrapalha também o trabalho da Polícia Militar no município. Segundo ele, a cidade tem 21 mil habitantes e conta com apenas uma viatura noturna.

“Em uma ocorrência de três horas, os policiais terão que ficar fora do município em uma distância de 20 km, na ida e na volta. Até efetuar a ocorrência, nós vamos ficar desguarnecidos, sem o apoio policial no nosso município” lamenta Vinicius Engenheiro

Gisele Tonchis prefeita do município de Lourdes, defendeu a unificação das eleições em 2022. "Além de ganhar tempo para que sejam aprovadas todas as reformas que o país necessita, haverá uma economia muito grande", explicou.

O encontro foi uma iniciativa da deputada Marta Costa e contou com a presença da deputada federal Joice Hasselmann. A líder do governo federal defendeu a reforma da previdência.

"A importância não é para o governo federal, é para o país como um todo. Os municípios serão muito abençoados nessa nova fase que virá pós-aprovação da reforma. Com a aprovação dela, abriremos um caminho de muita prosperidade e os municípios anseiam por isso, uma vez que hoje o prefeito não tem dinheiro para investir em absolutamente nada", disse.

Além dos citados, estavam Joarez Henrich ex-prefeito de Barracão, o prefeito de Igarapava e presidente da APREESP, José Ricardo Mattar entre outros prefeitos da região.