História de Pioneiros

Foto aérea de Pioneiros, 1939. Crédito: IGC Instituto Geográfico e Catográfico

Por volta de 1890 começaram a surgir as primeiras casas no local já conhecido por Bacury. Nome herdado de uma grande fazenda de terras férteis, envolvendo toda a região que limitava ao atual perímetro distrital.

Com o passar do tempo, por lá chegaram os trilhos do até então, novo ramal ferroviário da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro e Navegação. Saindo de “Entroncamento”, próximo à Jardinópolis-SP iria até Uberaba-MG. Era conhecido por Ramal de Amoroso Costa.

A Estação foi inaugurada em 1902 e deu serviços a várias pessoas e famílias que para lá migraram. Era o início de uma vila entorno da Estação, da Fazenda Bacury. Tal projeto gerou empregos, surgiram pequenos estabelecimentos comerciais e consequentemente um aumento populacional.

Aproximadamente ao final da década de quarenta, no século passado, o lugar foi elevado à categoria de Distrito e o nome foi mudado para Pioneiros.

Anos depois, na administração do Prefeito Dr. Urbano Junqueira e através do vereador Sabino Ferreira Borges o nosso Distrito de Pioneiros passou a desfrutar de benefícios públicos municipais, além da energia elétrica, subsidiada. Isso se deu, através do uso de um potente gerador movido a óleo diesel que, diariamente funcionava por algumas horas e também à noite.

Com apenas uma capelinha e casas de pau-a-pique, a maioria os moradores sonhava em possuir suas ruas asfaltadas e água encanada de abastecimento coletivo.

Também havia um pequeno posto policial e uma escola classificada como “Escola Rural” onde os alunos cursavam até a terceira série. Para completar os estudos (receber o diploma primário), viajam de trem até Guará. A opção única, após o ano 1936, era o Grupo Escolar de Guará – atual Escola Helena Telles.

Entre 1956 e 1959, Dr.Urbano de Andrade Junqueira juntamente como Secretário da Educação, conseguiram junto ao Governador, a construção de um excelente prédio para ser o Grupo Escolar. Anos depois, em 23 de Junho de 1983, de maneira justa e pelos serviços prestados, este estabelecimento de ensino passou o mesmo a denominar-se Grupo Escolar Diamantino Ribeiro Pereira.

Atualmente Pioneiros depende pouco de Guará, possuindo relativos serviços de saúde à criança e ao adulto. Tem um bom comércio que oferece atendimentos às primeiras necessidades.

O grande “eldorado” no momento, da população pioneirense, é a construção de barragens de hidrelétricas às margens Rio Sapucaí, bem próximo aos limites do Distrito. Elas com certeza trarão “sangue novo”, movimento e até pequeno turismo, ativando o dia-a-dia e a economia do simpático Distrito.

Fonte: Romeu Franco Ribeiro