Símbolos

Brasão das Armas
 
 
Idealizado pelo Dr. Lauro Ribeiro Escobar, do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, assim se descreve: Escudo ibérico, de ouro, com um lobo ruvissante de goles e bordadura deste, carregada de três estrelas de cinco pontas, do campo, duas nos ângulos do Chefe e uma no meio da ponta e três folhas de figueiras de sinople, nervadas e perfiladas de ouro. Duas nos ângulos da ponta e uma no meio do Chefe. O Escudo é encimado de Coroa Mural de prata, de oito torres, suas portas abertas de sable têm como suportes, a destra, um ramo de algodoeiro e a sinistra um ramo de cafeeiro, ambos folhados e produzindo, ao natural. Listel de Coles, com a divisa Quo Non Ascendam? (Até onde não subirei?).
 
 
Bandeira Municipal de Guará
 
 
Modificada pela Lei n° 580, de 9 de junho de 1980, passou a ser discrita da seguinte forma: Retangular, de vermelho movente da tralha, carregado do Brasão de Armas, com 14M (módulos) de altura, por 20M (módulos) de comprimento. O triângulo tem a base coincidente com a tralha e 13M (módulos) de altura; e o Brasão de Armas tem 6,5 M (módulos) de altura.
 
 
Hino de Guará
 
Instituído pela Lei Municipal nº 1.192, de 10 de novembro de 2000, tornou sua execução obrigatória quando do hasteamento da bandeira do Município e nas cerimônias oficiais do Poder Executivo e Legislativo.
 
 
 
 
 
 
Canção para Guará
 
Letra e Música: Joaquim Aparecido Martins
Arranjo musical e harmônico: Maestro Arthur Affonso Bini
 
Quero cantar uma canção tão amorosa,
tão carinhosa, como não há.
Quero cantar com uma voz doce e plangente,
suave e quente,
como a gente de Guará.
 
Terna cantiga do coração
de um povo irmão como não há.
Quero cantar como os pardais de madrugada
a terra amada desta gente de Guará.
 
Quero encantar o coração da juventude
com a virtude que temos cá.
Que é ter no peito um coração como lareira
da hospitaleira gente amada de Guará.
 
Cidade amiga, fértil torrão
nesta região, igual não há.
Quero cantar com emoção nossa riqueza,
nossa beleza, gente amada de Guará.