“2° Curso de Poda e Condução de Árvores Urbanas no Município de Guará”

Publicado em: 13/06/2019 08:20:37

Aconteceu na última sexta-feira, dia 31 de maio, o “2° Curso de Poda e Condução de Árvores Urbanas no Município de Guará”, cujo público alvo foram principalmente os podadores para se atualizarem e para que sejam cadastrados.

O curso aconteceu no Sindicato Rural, foi gratuito e contou com a presença de podadores, servidores da Secretaria de Desenvolvimento Socioeconomico, vereadora Profª Bibi Seribeli, funcionários da Câmara e bombeiros.

O curso foi aberto pelo Prefeito em exercício, Vinicius Engenheiro, na qual explanou sobre a importância dos podadores se atualizarem, para que as podas de árvores sejam feitas corretamente, assim como a importância de se cadastrarem e citou as ações ambientais desenvolvidas no município.

Como palestrante, contamos com a presença do gestor ambiental, Gideão Elias Ramos, da empresa CELAN, parceira sempre presente das ações ambientais municipais. O gestor explanou a parte teórica de arborização urbana e sua importância para a saúde pública e o municipio, técnicas e materiais adequados para uma poda correta.

Posteriormente, o Bombeiro Valdir Barbosa falou sobre E.P.Is (equipamentos de proteção individual) que os podadores devem usar e a importância deles como segurança.

A coordenadora do setor, Fabiana Gorricho Costa, finalizou o evento, destacando a legislação que dá critérios a arborização urbana, como critérios a serem cumpridos e penalidades a podas drásticas e ações que danificam as árvores, como colocar pregos, caiar, etc. Destacou que serão feitas carteirinhas aos podadores presentes e será feito um calendário para as podas e a colheita para melhor gestão dos resíduos e controle das podas. Os munícipes que precisarem realizar a poda deverão procurar a Secretaria para que seja autorizada, conforme a justificativa. Uma cartilha sobre arborização urbana municipal está sendo confeccionada e logo será disponibilizada. Fabiana finalizou, citando que Guará tem muitas árvores plantadas, porém a maioria com a poda feita de maneira errada, drástica.

Vinicius Engenheiro