Residência Terapêutica é inaugurada em Guará

Publicado em: 04/11/2019 18:35:15

Residência Terapêutica é inaugurada em Guará

A Prefeitura Municipal de Guará através da Secretaria Municipal de Saúde, Inaugurou no último dia 19 de julho um novo serviço de Saúde Mental o Serviço Residencial Terapêutico Tipo ll (Rede de Atenção Psicossocial - RAPS).

Residência Terapêutica

A Residência Terapêutica é uma casa que foi planejada e estruturada para propiciar a experiência familiar e comunitária, inserida na comunidade para oportunizar a vivência cotidiana aos pacientes psiquiátricos egressos de longa internação. Assim, constitui uma modalidade assistencial em substituição das internações psiquiátricas prolongadas, com vistas ao exercício da cidadania. A modalidade implantada será a Tipo II, em caráter regionalizado, devendo acolher dez moradores.

“Estamos muito felizes por mais essa conquista. Afinal, dez pacientes partem para uma nova vida, fora da instituição. Vão ganhar muito em qualidade de vida, sem deixar de lado o tratamento médico. Eles estão felizes, e nós também”, disse o Prefeito em exercício Vinicius Engenheiro Vinicius Engenheiro

A estruturação do serviço está alicerçada no reordenamento da Saúde Mental no Brasil, por meio de um movimento social denominado Reforma Psiquiátrica, com a finalidade de propiciar um novo olhar para o tema e a estruturação de uma rede psicossocial em contraponto ao modelo manicomial, ou seja, contrário a exclusão, a segregação e o preconceito.

O público alvo do serviço são os pacientes internados que possuem a capacidade de viver em sociedade, mas estão impossibilitados por questões como o abandono familiar e a falta de recursos financeiros. Desse modo, a finalidade do serviço é a proteção e a garantia de direito à dignidade humana, através da desinstitucionalização e objetivando a inclusão social.

A Secretária de Saúde Dra. Rosebel de Alencar Custodio Lupoli acrescentou "O serviço está inserido no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), através das Portarias nº 106 e 3.090 do Ministério da Saúde, delineando ações para o atendimento humanizado, pautado na atenção integral à saúde, envolvendo a rede socioassistencial, os serviços de educação, esporte, cultura, lazer e o atendimento sócio-jurídico."