Os idosos de Guará e Pioneiros terão a oportunidade de participar de uma série de atividades especiais em celebração à “Semana do Idoso”. De terça-feira dia 24 de setembro a terça-feira dia 01 de outubro (Dia do Idoso).

Publicado em: 04/11/2019 20:18:51

A Programação completa inclui parcerias entre Secretarias de Assistência Social, de Saúde, Esportes e Lazer, Lar de Idosos e CRAS. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população.

A Semana do Idoso acontece em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro. O objetivo da Semana do Idoso em Guará é oferecer momentos de lazer, atividades intergeracionais e descontração à população da melhor idade do município e ressaltar a importância da saúde física e mental e do envelhecimento ativo.

“São pessoas que já deram a sua contribuição para o desenvolvimento da nossa cidade. É um grupo formado por trabalhadores, aposentados, detentores de sabedoria e que merece toda a nossa atenção, trabalho e carinho para que possa continuar vivendo com qualidade em nosso município. Por isso, não medimos esforços para investir em ações como esta, em que o principal objetivo é fazer com que eles se sintam felizes, integrados e continuem exercendo sua cidadania com dignidade” comenta o Prefeito em exercício Vinicius Engenheiro Vinicius Engenheiro

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Luciana Leme France Vanzolin, a idéia é oferecer momentos de lazer e descontração aos idosos. “Em nossa rede assistencial já oferecemos diversas atividades como o Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos que são realizados no Cras. Esta é uma oportunidade para comemorar e oferecer uma atividade diferenciada para os idosos de Guará”, afirmou.

Cronograma:

Inicio da Semana do Idoso

Dia 24/09/2019-Terça-Feira

-Manhã- 8:00 horas: Abertura da I Ação Comunitária da Semana do Idoso “E´Preciso Saber Viver” Caminhada da equipe envolvida e idosos participantes dos grupos do CRAS, Lar de Idosos e Centro do Idoso, saindo do ponto da Rodoviária até a Praça X de Julho.

-Noite – 19:00 horas (C.C.I) : Jogos de Vôlei Adaptado com cidades da região ( Guará x São José da Bela Vista).

Dia 25/09/2019-Quarta-Feira

-Manhã- 8:30 horas (C.C.I): Oficina do CRAS e SENAC no Centro de Convivência do Idoso.

-Tarde- 14:00 horas ( lar de idosos) : Evento Cultural de Manifestações artísticas com participação Projeto Guri (SARAU).

Os idosos apresentaram seus talentos como danças, cantos, poesias, etc.

-Noite- 19:30 horas (C.C.I): Confraternização para os participantes do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos , lar de idosos e Residência Terapêutica.

Dia 26/09/2019-Quinta-Feira

-Manhã-8:30 : Oficina do CRAS e SENAC no Centro de Convivência do Idoso C.C.I.

-Noite – 19:00 horas horas (C.C.I): Jogos de Vôlei Adaptado com cidades da região ( Guará e Igarapava).

Dia 27/09/2019- Sexta-Feira

-Tarde- 18:00 horas (C.C.I): Sessão Cinema no Centro de Convivência do Idoso

Filme : Mazaropp

Dia 28/09/2019-Sábado

-Noite-18:00 horas (C.C.I): Baile no Centro de Convivência do Idoso, das 18:00hs. As 23:00hs. com a Banda “ Baianinho e Gean”, entrada gratuita.

Dia 29/09/2019-Domingo

-Manha- 9:30 horas ( capela Bom Jesus da Lapa): Missa em Ação de Graças ao Dia do Idoso

Dia 30/09/2019-Segunda-Feira

-Manhã-9:00 horas ( Lar de idosos) : Exposição Resgatando a Memória Afetiva no Lar de Idosos.

-Tarde-14:00 horas ( Lar de idosos): Exposição Resgatando a Memória Afetiva

As escolas serão convidadas a levarem os alunos para visitar a exposição, tendo a oportunidade de conhecerem objetos e curiosidades do passado.

_____________

Dia 01/10/2019 Terça-Feira( DIA DO IDOSO)

SECRETARIA DA SAÚDE:

Com o tema “Saúde para a melhor idade”, as ações serão voltadas exclusivamente à saúde do idoso, por essa razão, a equipe de saúde considerou pertinente concentrar as ações na Praça Matriz.

Local: PRAÇA da Matriz - Centro

Manhã: 9:00H

*Aferição de PA

*Verificação de glicemia

*Orientações em saúde/saúde mental/odontológica

Tarde: 14:00h

Local: PRAÇA da Matriz - Centro

*Roda de conversa “Violência contra o idoso”

Noite: 18:00 horas - Show Musical na Praça IX de Julho (Praça da Matriz) com show de Felipe Menezes e Encerramento da Semana.