CONSELHO DO MEIO AMBIENTE SE REÚNE

Publicado em: 04/11/2019 20:33:53

CONSELHO DO MEIO AMBIENTE SE REÚNE

Aconteceu na última 3ª feira, dia 24 de setembro a reunião mensal do Conselho de Meio Ambiente na sala de reuniões da Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico/Agenda 21, no período da tarde.

Estiveram presentes: Acassio, Fabiana, Vanessa, Júlio, Danilo, Gideão, Eliana, Talita, Martinha, Renata e Juliano. Os assuntos da pauta foram: assinatura de atas anteriores; discussão sobre o regimento interno e resoluções; a revisão do Plano de Resíduos Sólidos que está sendo feita e logo será marcada uma audiência pública; a implementação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) no município, na qual trata-se desde 4 anos atrás da Agenda 2030, ou seja, os ODS tratam de 17 objetivos com 169 metas de ações para serem desenvolvidas até 2030 e envolvem os setores ambiental, econômico, institucional e social. Outro assunto foram as várias infrações ambientais que vem acontecendo em Guará, principalmente relacionadas às queimadas e podas drásticas, na qual é preocupante e sugeriram que sejam tomadas devidas providências além das notificações, como multa ao solicitante e suspensão da carteirinha aos podadores, além da penalidade por crime ambiental se for reincidente. Outro assunto foi a necessidade de ser criada a Defesa Civil pelo município, incluindo a Brigada de Incêndio, na qual faz falta em Guará.

Fabiana destacou o prazo final, 30 de setembro, do PMVA (Programa Município Verde Azul) na qual é a interlocutora do município, e mostrou os relatórios que estão sendo feitos, o que ainda precisa fazer e postar, e está aguardando retorno de vários setores da Prefeitura para enviarem as solicitações feitas, assim como apresentou o SIGAM (Sistema de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Estado) – plataforma virtual na qual são postados os relatórios municipais. Dentre outros assuntos, Acassio destacou que foram levadas cerca de 200 lâmpadas queimadas e armazenadas na Prefeitura ao Projeto Iluminar em Orlândia, no dia 21 de setembro; o Projeto Reviva o Óleo quer fazer uma ação em outubro para divulgar suas ações, conscientizar e envolver a população na importância de destinar corretamente o óleo de cozinha usado e; Martinha, da ONG Turminha do Latido explanou sobre o que vem sendo feito, assim como sobre a parceria com a Prefeitura.

As reuniões do Conselho são mensais e contam com a participação do Executivo, Legislativo e Sociedade Civil, desenvolvendo inclusive a meta 16.7 do ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições eficazes) que dispõe sobre a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis.