Agricultor, fique de olho!

Publicado em: 14/01/2020 15:31:42

Agricultor, fique de olho!

A Prefeitura Municipal de Guará realizará no dia 15 de Janeiro, das 08h às 15h30, o Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos na Casa da Agricultura. Esta ação é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico/Agenda 21 em parceria com a Casa da Agricultura e a FAFRAM, na qual esta última instituição possui a Unidade de Recebimento de embalagens vazias de Agrotóxico, no município de Ituverava.

O recebimento itinerante é uma modalidade temporária de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos que visa facilitar o acesso de produtores rurais à devolução. É importante que os agricultores rurais se preparem com antecedência para que devolvam as embalagens vazias, na qual no ato da entrega, eles receberão um comprovante de devolução das embalagens, que serão levadas até a unidade de recebimento e terão uma destinação ambientalmente adequada.

O Sistema Campo Limpo/InpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) é composto por mais de 400 unidades de recebimento que atendem a agricultura brasileira para a gestão das embalagens vazias de defensivos agrícolas, realizando a logística reversa das mesmas, na qual o InpEV atua como núcleo de inteligência, tendo como base o conceito de responsabilidade compartilhada - agricultores, indústria fabricante, canais de distribuição e poder público têm papéis e responsabilidades específicas no fluxo de funcionamento do programa, definidas por lei.

O recolhimento está presente na legislação brasileira (CONAMA 334/03), e acontece em locais pré-determinados, na qual é importante a colaboração da população e dos agricultores assim como o descarte correto dessas embalagens, evitando assim a contaminação do ambiente.

ORIENTAÇÕES AOS PRODUTORES:

- Levar as embalagens destampadas. Levar as tampas acomodadas separadamente em algum saco ou caixa. Não é permitido recebermos embalagens tampadas;

-Acomodar separadamente as embalagens:

Laváveis Lavadas (galões tríplices lavados);

Não Laváveis Contaminadas (Embalagens flexíveis e rígidas de tratamento de sementes);

Não Laváveis Não contaminadas (Caixas de papelão);

- Levar as embalagens a granel ou em big bags. Não levá-las dentro de caixas de papelão, pois isso dificulta e atrasa o recebimento. Ainda, se possível, levar as embalagens de papelão já desmontadas;

- As embalagens Laváveis que não estiverem tríplices lavadas, serão contempladas no Comprovante de Devolução como Embalagens em desacordo com a Lei, podendo acarretar em multa para o produtor em caso de fiscalização em sua propriedade;

- Independente de qualquer coisa, estando a granel ou em big bags, todas as embalagens serão verificadas uma por uma;

- Os agricultores deverão levar as embalagens contadas para emissão do comprovante de devolução. As embalagens não serão contadas durante o recebimento, portanto, se as embalagens não estiverem devidamente contadas, não serão recebidas.

- O agricultor deverá levar o número de seu CPF e o CNPJ da propriedade (não precisa ser original, pode ser somente anotado), para a emissão do comprovante de devolução.

LOCAL: Casa da Agricultura – Guará - SP

ENDEREÇO: Rua Washington Luiz, nº 343

DIA DO RECEBIMENTO ITINERANTE: 15/01/2020.

HORÁRIO: das 08h às 12h/ 13h às 15h30.

CONTATOS: Agenda 21: 3831 9895/ Casa da Agricultura: 3831 - 5265