Guará está entre os poucos municípios do Brasil com nome limpo junto ao Governo Federal

Publicado em: 14/01/2020 15:34:23

Guará é um dos poucos municípios brasileiros com nome limpo no CAUC – Cadastro Único de Convênios, uma espécie de “Serasa das Prefeituras”. Guará está apto a receber recursos federais e de qualquer outra natureza.

A Confederação Nacional dos Municípios – CNM divulgou o percentual de municípios brasileiros com “nome sujo” e que o número de cidades nessa situação foi recorde em 2019. Segundo a entidade, 5.452 municípios estão negativados em pelo menos um dos 15 itens de obrigações exigidos pelo Governo Federal. Guará figura na relação entre os municípios do país que estão com as prestações de conta totalmente em dia, o que representa apenas 2% dos municípios brasileiros.

O sistema CAUC funciona como uma espécie de serviço de proteção ao crédito, similar ao que ocorre nos serviços que incluem pessoas físicas. Ele traz a situação de "cumprimento de requisitos fiscais por parte dos municípios, necessários à celebração de instrumentos para transferência de recursos do governo federal”.

O prefeito em exercício Vinicius Engenheiro falou de sua felicidade em poder ver Guará figurando entre os 2% de municípios do Brasil em dia no CAUC. “Isso nos dá ainda mais vontade de trabalhar, pois muitos frutos já estamos colhendo. Estamos falando de ações administrativas e estratégias de gestão, muitas delas implantadas nos primeiros meses de nosso governo. Assumimos o município com muitos problemas, sem crédito perante a sociedade, mas com muito trabalho e esforço podemos dizer que estamos no caminho certo”. Vinicius Engenheiro