A FORÇA DO FUTEBOL - II

Categoria: ESPORTE
Publicado em: 04/01/2021 09:49:19

Em Guará, nas quadras e nos campos, projetos esportivos abrigam centenas de crianças e adolescentes, muitos dos quais são encaminhados para empregos e faculdades. Nesta primeira matéria de uma série sobre as escolinhas da cidade, conheça a história do Univille

Embarque na história do Univille

Projeto ainda mais antigo que o Fut-Fera, o Univille existe há dez anos em Guará. Formalizado como associação desde o ano passado, o projeto abriga entre 60 e 70 crianças e adolescentes, em cinco categorias, dos oito aos 17 anos de idade. Os meninos treinam de terça a sexta-feira no conjunto esportivo do bairro Nossa Senhora das Graças, comandados pelo técnico Marivaldo Silva, de 39 anos.

Goleiro amador dos tempos em que morou e trabalhou em Ribeirão Preto, Marivaldo conta que o projeto começou nos fundos de sua casa, na rua Américo Migliori, por causa do filho dele, Rogério, e do sobrinho, Carlos Eduardo. Marivaldo já os treinava desde pequenos, na expectativa de que se tornem profissionais.

– O Univille é um projeto raiz - conta Marivaldo. Começou no fundo de casa, depois começou a atrair alguns meninos do bairro, até a gente fazer o primeiro time e, depois, o primeiro campeonato de rua, com golzinho e tudo. Daí a turma cresceu e passamos a treinar no parquinho do Helena - diz ele, se referindo ao espaço público inaugurado na década de 1950 pelo então governador Jânio Quadros e que atualmente é vizinho do colégio Helena Telles Furtado.

No início, de 2010 a 2012, o Univille disputou os primeiros campeonatos com equipes sub-12. O projeto começou como futsal, absorveu o futebol de campo em 2014 e desde o ano passado funciona somente na grama. É gratuito, assim como os outros projetos esportivos de Guará, que, no total, abrigam centenas de crianças e adolescentes.

E, assim como os outros, o objetivo do Univille é formar cidadãos, ao praticar e exigir bons valores de todo garoto que passa pelo projeto – o que nem sempre é fácil.

– Sim, queremos formar jogadores, mas temos consciência que nem todos chegam lá - afirma Marivaldo. O garoto que chega aqui muitas vezes o pai nem sabe o que ele anda fazendo. Aqui a gente exige respeito, não aceitamos palavrão, nem brigas. Se for preciso, sou severo. Tiro do treino, tiro do jogo, mesmo! Quem gosta, passa a respeitar e muda da água para o vinho. Não tem o que paga a minha satisfação quando um pai chega aqui e diz que o filho mudou para melhor.

Outro motivo de satisfação, para Marivaldo, é quando o adolescente, depois de anos na escolinha, arruma emprego e se encaminha na vida. Enquanto o treinador cuida da parte técnica e da disciplina do grupo, quem o ajuda no corre-corre diário é Josimar Augusto de Oliveira, vice-presidente do Univille.

É ele quem se desdobra com a burocracia e no que mais o grupo precisa para desempenhar bem as atividades. Foi Josimar, aliás, quem obteve a última grande conquista do Univille: um ônibus de 44 lugares, adquirido por um preço bem abaixo do de mercado por conta dos muitos contatos estabelecidos e da credibilidade conquistada.

Depois de viajar, neste período todo, por muitas cidades do eixo Ribeirão-Franca-Uberaba disputando campeonatos, além de amistosos contra times conhecidos como Comercial, Mirassol e Novorizontino, o Univille aguarda para o ano que vem a retomada de torneios para, enfim, inaugurar o busão.

E são muitos os planos para 2021. Josimar está formatando um projeto de patrocínio para ser apresentado a moradores e empresários de Guará. “Vamos procurar principalmente os comerciantes da cidade”, anuncia ele. “Precisamos de patrocínios para termos um orçamento mensal; daí, é possível a gente elaborar um calendário de competições para o ano todo”, acrescenta Josimar, lembrando que nestes dez anos de existência o Univille sobreviveu, além da ajuda da prefeitura, de iniciativas do próprio grupo – como a venda de lanches e pizzas.

Tudo para que a sala de troféus e medalhas, na casa de Marivaldo, aumente ainda mais.

AJUDE VOCÊ TAMBÉM - Pessoas jurídicas e também pessoas físicas que queiram destinar parte do Imposto de Renda para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e, com isso, contribuir com os projetos esportivos de Guará podem procurar a servidora Luciana Vanzolin, na Secretaria de Assistência Social, pelo telefone 3831.9884.