PREFEITO, VICE E VEREADORES SÃO EMPOSSADOS

Categoria: EVENTOS
Publicado em: 06/01/2021 11:16:05

A Câmara Municipal de Guará deu posse ao prefeito Vinicius Engenheiro (PSDB), à vice-prefeita Maura Moreira (Republicanos) e aos onze vereadores eleitos em 15 de novembro. A sessão de posse, realizada no primeiro dia do ano, contou com a presença apenas dos eleitos e de alguns familiares e servidores convocados, devido à pandemia de coronavírus. A cerimônia, contudo, foi transmitida ao vivo pela página da Câmara no Facebook.

A chapa Vinicius-Maura foi eleita com 6.749 votos (64,13% do total de votos válidos), contra 3.775 (35,87%) votos conferidos à chapa formada por Maria Amélia Furtado (MDB) e Dalete Asse (Podemos). Entre os vereadores, o PSDB e o Republicanos fizeram as maiores bancadas – quatro cada um. O MDB elegeu dois e o Podemos, um.

Na sessão de posse dos eleitos foi formada a Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2021-2022. Em votação que contou com dez votos válidos (um em branco) e uma abstenção, Túlio Figueiredo (PSDB) foi eleito presidente e Arsênio Arroizão (Podemos), vice. O emedebista Flávio “Fru” Chaud ocupará a 1ª secretaria e Ronan “Taffarel” (Republicanos), a 2ª secretaria.

Em um discurso emocionado, dedicado à memória do marido, o ex-prefeito César Moreira, a vice-prefeita Maura disse que lutará “ombro a ombro” com o prefeito Vinicius pelas crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. “Vamos trabalhar por uma cidade de oportunidades e um governo realizador de efetivas políticas públicas”, afirmou.

Maura Moreira lembrou ter sido a única mulher entre todos os eleitos no último pleito municipal. “Por isso, me sinto no dever de representar todos as mulheres de Guará e Pioneiros e conclamo todas elas a virem enfrentar a batalha da vida pública”, disse ela, ao ressaltar que vai se dedicar especialmente às causas sociais.

Único entre todos os empossados a discursar de improviso, o prefeito Vinicius Engenheiro enfatizou o excelente trabalho da legislatura passada e, em nome de todos eles, reeleitos ou não, fez um agradecimento especial a então presidente do Legislativo, Regina Coelho. Ao destacar a maneira com que a Câmara encaminhou os projetos do Executivo, lembrou da criação de conselhos municipais, como do Idoso e da Pessoa com Deficiência, e o fortalecimento dos que já existiam, como os da Saúde e Educação.

“Nossa tarefa é colocar as pessoas certas nos lugares certo, para que todos façam chegam à população o que ela necessita”, disse Vinicius, para quem o período 2021-2024 “será muito difícil para os gestores” de todos os níveis por conta da crise sanitária mundial. “A população nos escolheu para que tenhamos a missão de dar luz e direcionar caminhos, através de empregos, através da saúde, da educação, da assistência social”, ressaltou o prefeito, “para fazermos diferença para quem mais precisa”.

Dr. Túlio vai comandar a Câmara nos próximos dois anos

Túlio Figueiredo, do PSDB, conhecido como Dr. Túlio, por ser médico e prestar atendimento na Santa Casa de Guará, recebeu nove de onze votos possíveis na eleição para a presidência da Câmara Municipal – Valdeir Ponciano (Republicanos) votou em branco e Roberto Cavalo (MDB) esteve ausente da cerimônia de posse dos eleitos, realizada no dia 1º de janeiro.

Além deles, foram eleitos na votação de 15 de novembro os vereadores Arsênio Amaro Dias, o Arroizão (Podemos); Eduardo de Assis Matos, do Republicanos; Flávio Roberto Chaud, o “Fru” (MDB); Marcelo Barião Alves, do Republicanos; Ocimar Aparecido de Paula, o “Chocolate”, do PSDB; Rafael Álvaro Carrion Degrande Moreira, também do PSDB; Ronan Ferreira da Cruz, o “Taffarel”, do Republicanos; e Sérgio Roberto de Paula (PSDB), o Sérgio da Força e Luz, que presidiu a sessão de posse por ser o mais velho.

Em discurso, Dr. Túlio disse que assume o compromisso com todos de exercer a presidência com austeridade, honra, justiça e honestidade. “É com muita responsabilidade que iniciam essa nova legislatura. Formamos um grupo de vereadores coeso que, junto com o Executivo, vamos levar Guará a outro patamar de desenvolvimento”, destacou.

Membros de cada partido com representação na Câmara também tiveram direito a palavra. Após pedir um minuto de silêncio em respeito aos 23 guaraenses mortos pela Covid-19, Arroizão Arsênio, do Podemos, disse estar realizando o sonho de voltar ao Legislativo e que, juntos, prefeito e vereadores farão um trabalho transparente para toda a população.

Eduardo Matos, pelo Republicanos, ressaltou ser este um período de grandes desafios e ao mesmo tempo de esperança na criação de empregos e oportunidades de trabalho. “Convoco os vereadores para nos unirmos na missão de recuperar a política em nosso município e trabalharmos definitivamente contra a corrupção, os interesses próprios, a irresponsabilidade econômica e a submissão ideológica às siglas partidárias.”

Além de homenagear a família Chaud, que veio do Líbano e se destacou no esporte, na saúde, na educação e na política de Guará, “Fru”, representante do MDB, destacou a necessidade de a Câmara atuar mais pelo coletivo, em detrimento do individual. “Vamos deixar de lado a vaidade, o ciúme, e vamos trabalhar por uma Guará melhor”, disse. “Vamos obedecer a Constituição, ou seja, trabalhar de maneira independente, mas harmoniosa com os outros poderes.”

Representante do PSDB, o discurso de Rafael Moreira também destacou a necessidade de um trabalho conjunto entre Executivo, Legislativo e Judiciário. “Acredito que uma parceria entre todos os poderes tem tudo para dar certo”, disse Rafael. “Vou trabalhar incansavelmente por melhorias e pelo desenvolvimento da nossa cidade.”