MAIS ANTIGO COMERCIANTE DE GUARÁ, MILIM COMEMORA 90 ANOS

Categoria: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Publicado em: 01/02/2021 08:20:53

O nome completo é Sahid Elias Antônio, mas todos o conhecem pelo apelido: Milim, que completa hoje, quarta-feira, 27 de janeiro, 90 anos de idade, cercado pelo carinho da família. Milim é o comerciante vivo mais antigo da cidade. Filho dos imigrantes libaneses Elias Antônio e Labibe Bechara, Milim nasceu em Guará em 1931, quando a cidade, fundada em 15/09/1902, tinha apenas 28 anos de idade.

Em Guará, Milim casou-se com Neila Therezinha Simões, com quem teve a filha Viviane Simões Antônio, que lhe deu um neto, Coriolano Elias Antônio Mourani Naves. A antiga loja de sapatos dele, na Rua Deputado João de Faria, é uma referência histórica da cidade.

Além da atividade comercial, Milim sempre exerceu forte atividade política. Ele fundou na cidade o diretório do partido que era oposição ao regime militar nos tempos de bipartidarismo, o que o levou a estreitar amizade com o então senador Orestes Quércia.

Foi durante o mandato de Quércia como governador (1987-1990) que o Estado de São Paulo providenciou a duplicação da Rodovia Anhanguera até a divisa com Minas Gerais, antigo desejo da comunidade de toda a região, de Guará a Igarapava.

A “Loja do Milim” sempre foi um ponto de encontro de políticos e lideranças locais. Anexo ao prédio, ainda hoje existe um pequeno espaço, conhecido por “Senadinho”, que serve como ponto de encontro para longos bate-papos. O “Senadinho” conta com um pedaço do trilho da Alta Mogiana, ferrovia que liga São Paulo a outros estados, cujo antigo leito é hoje a Avenida Francisco de Paula Leão.

Completar 90 anos de idade definitivamente não é para qualquer um. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre os homens, apenas 0,12% da população tem 90 anos ou mais. Isso significa que no Brasil, entre os 212 milhões de habitantes, apenas 255 mil homens encontram-se nesta faixa etária. Significa também, estatisticamente, que em Guará, levando-se em conta 21 mil moradores, deve haver somente 25 homens nessa condição.

A Prefeitura Municipal de Guará agradece Milim por todos os feitos e conquistas nessa trajetória admirável e o parabeniza pela nova idade, desejando vida ainda mais longa a quem fez muito pela cidade.