PREFEITO E SECRETÁRIA ESTADUAL ASSINAM CONVÊNIO PARA PROGRAMA DE EMPODERAMENTO DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA EM GUARÁ

Categoria: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Publicado em: 26/02/2021 11:01:48

O prefeito Vinicius Engenheiro e a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, assinaram na manhã desta quinta-feira, 25 de fevereiro, protocolo de intenções para implantação, em Guará, do programa “TODAS in-Rede”, que visa o empoderamento de mulheres com deficiência física ou intelectual.

O objetivo do programa é promover a emancipação das mulheres com deficiência, com inclusão social e melhoria da qualidade de vida, com direito ao emprego e à autonomia econômica. São quatro os pilares do “TODAS in-Rede”: Trabalho, Renda e Autonomia Financeira; Prevenção à Violência; Empoderamento, Auto-estima e Liderança; e Direitos Afetivos Sexuais e Reprodutivos.

As ações preveem cursos de empreendedorismo, incentivo à escolaridade, cursos para formação de profissionais da rede de proteção, rede de apoio para atendimento às mulheres vítimas de violência e campanhas educativas nas redes sociais, entre outras.

A assinatura do protocolo de intenções entre o governo do Estado e a prefeitura de Guará ocorreu virtualmente após uma “live”, pelo Facebook, da qual participaram também a vice-prefeita Maura Moreira, a assistente social Ângela Paulino, do Fundo Social de Solidariedade, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carmen Lúcia Barbosa. A transmissão teve Nara Oliveira como intérprete de libras.

Segundo a Secretaria do governo paulista, o estado de São Paulo tem 3,4 milhões de pessoas com deficiências. Em Guará, estima-se que existam duas mil pessoas nesta condição. Os números, portanto, justificam a implantação do programa, que terá prosseguimento na próxima semana, com novos contatos entre integrantes da prefeitura e da secretaria estadual para a definição de ações concretas.

A secretária Célia Leão colocou os recursos do governo do Estado à disposição da prefeitura para o início e o bom andamento do programa em Guará.

O prefeito Vinicius Engenheiro destacou, ao final da “live”, que pretende implementar o programa do governo paulista com a união de todos no município – Executivo, Legislativo e Judiciário. “Todos os nossos secretários vão estar engajados neste programa”, destacou Vinicius. “É com a união de todos que faremos esse programa chegar à sociedade”, ele acrescentou.