AUMENTAM DRASTICAMENTE O NÚMERO DE CASOS DE SÍNDROME GRIPAL, UM DOS SINTOMAS DA COVID-19

Categoria: SAÚDE
Publicado em: 18/03/2021 09:54:45

AUMENTAM DRASTICAMENTE O NÚMERO DE CASOS DE SÍNDROME GRIPAL, UM DOS SINTOMAS DA COVID-19

As autoridades em saúde de Guará divulgaram hoje, 16 de março, um dado preocupante: aumentou muito, no município, o número de casos de síndrome gripal, um dos principais sintomas da Covid-19.

O balanço da primeira quinzena de março, referentes aos atendimentos realizados na Santa Casa, mostra que os casos cresceram bastante do dia 1º até ontem, dia 15. O mês começou com apenas cinco atendimentos de síndrome gripal, que permaneceram em número considerado normal até o dia 7.

A partir da segunda semana, ou seja, do dia 8 para frente, o número de casos cresceram drasticamente. Foram 24 no dia 8, 24 no dia 9... até se chegar a 49 atendimentos no dia 15! Confira a evolução dos casos no gráfico abaixo.

Na síndrome gripal, segundo o Ministério da Saúde, a pessoa apresenta quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza e distúrbios olfativos ou gustativos.

O número crescente de atendimentos na Santa Casa comprova que Guará, assim como todo o Brasil, está passando pelo pior momento da pandemia de coronavírus. Em todo o estado de São Paulo, a maioria dos hospitais está trabalhando no limite. Em muitos deles, não há mais vagas em UTI para os casos mais graves.

Nesta segunda-feira entrou em vigor a “Fase Emergencial” do Plano SP, com medidas mais duras de restrição, que se estendem até o dia 30, com o objetivo de garantir a assistência à vida e conter a sobrecarga nos hospitais, além de frear o aumento de novos casos, internações e mortes.