RECEBIMENTO DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS

Categoria: MEIO AMBIENTE
Publicado em: 31/05/2021 10:42:57

A Prefeitura Municipal de Guará, através da Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico Meio Ambiente em parceria com a InpEV, promoveu o recebimento itinerante de Embalagens de Agrotóxicos no dia 21/05/2021.

Foram atendidos 08 produtores rurais do município, onde foram recolhidas 1,2 toneladas de embalagens.

O recebimento itinerante é uma modalidade de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos que visa facilitar o acesso de produtores rurais à devolução das embalagens.

A preocupação em implantar a logística reversa em vários segmentos industriais cresceu no Brasil a partir da década de 1980, impulsionada pelo crescimento na geração de resíduos, associado às mudanças nos hábitos de consumo e à popularização de embalagens e produtos descartáveis. Esse momento coincidiu ainda com o despertar da conscientização da sociedade quanto a necessidade de preservação ambiental, e se refletiu na definição de novas políticas governamentais e empresariais.

O recebimento está presente na legislação brasileira (CONAMA 344/03), e acontece em locais pré-determinados, na qual é importante a colaboração da população e dos agricultores assim como o descarte correto dessas embalagens, evitando assim a contaminação do meio ambiente.