Diretiva Município Sustentável Pró

Categoria: MEIO AMBIENTE
Publicado em: 08/06/2021 13:32:03

A Prefeitura Municipal de Guará através da Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico Meio Ambiente – Agenda 21 está adotando práticas de reutilização de materiais, e (ou) adquirir materiais passíveis de reutilização ou reciclagem. O objetivo é contribuir com a preservação ambiental e com a redução do uso de recursos naturais não renováveis.

Um dos destaques é a ação que se enquadra no Programa Município VerdeAzul - Diretiva Município Sustentável Pró como a destinação final e a reutilização de cartuchos das impressoras das Secretarias e Departamentos municipais utilizando a prática de utilizar cartuchos para impressoras remanufaturados.

Quando se opta por um cartucho remanufaturado, há uma grande economia. O cartucho remanufaturado passa por diversos procedimentos para tornar-se reutilizável. Neste processo de remanufatura dos cartuchos é removida a barreira que reduz a quantidade de tinta na carcaça utilizando dessa forma todo o espaço de tinta, ampliando a carga de tinta do cartucho, assim aumentando o tempo útil do mesmo.

O processo de remanufatura impede que cartuchos descartados se tornem resíduos prejudiciais ao meio ambiente, contribuindo com a preservação. A adoção de práticas ecologicamente corretas e o incentivo ao uso moderado dos recursos naturais são algumas das medidas básicas que o município está buscando realizar.