PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARÁ REALIZA A CAMPANHA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA LEISHMANIOSE VISCERAL DE 09 A 14 DE AGOSTO

Publicado em: 10/08/2021 16:07:03

A Prefeitura Municipal de Guará através da Secretaria Municipal de Saúde participam da Campanha Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral, que estará sendo realizada entre os dias 9 e 14 de agosto. A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre os problemas graves que podem ser causados pela doença que é causada pela picada do mosquito da palha onde transmite a doença para pessoas e cães.

O que é leishmaniose visceral?

A leishmaniose visceral é uma doença infecciosa parasitária, não contagiosa, transmitida através da picada de flebótomos, popularmente conhecido por mosquito palha.Pode atingir pessoas e animais, principalmente o cão. O mosquito palha se contamina picando um cão infectado e posteriormente uma pessoa. Não há transmissão direta entre pessoas e pessoas e cães.

COMO PREVENIR?

Monitoramento da população canina, controlar a proliferação do inseto vetor e evitar que ele pique as pessoas. Essas ações são tanto de proteção individual como de manejo do ambiente.

PROTEÇÃO INDIVIDUAL:

Usar de mosquiteiro e protetores de portas e janelas;

Usar repelentes;

Não se expor no crepúsculo e a noite (horário do vetor).

MANEJO AMBIENTAL PARA CONTROLE DO VETOR:

Limpar quintais e terrenos (recolhendo folhas e galhos);

Embalar e eliminar o lixo corretamente;

Evitar sombreamento e eliminar fontes de umidade.

Medidas de controle da população canina:

Estímulo da posse responsável de animais domésticos e de rua;

Canis telados com malha fina que evite acesso de insetos;

Coleiras impregnadas com deltametrina a 4% (como medida auxiliar de prevenção da doença nos cães).

COMO IDENTIFICAR CASOS SUSPEITOS?

Para as pessoas: em caso de febre persistente, aumento de baço e fígado, é necessário buscar o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Existe tratamento se a doença for descoberta no início.

Para os cães: em caso de emagrecimento progressivo, feridas e descamações de pele, queda anormal de pelos, aparecimento de ínguas, crescimento anormal de unhas, inchaço de pernas, sangramento de nariz ou de outras aberturas, entre outros sintomas, busque a Vigilância Sanitária ou Controle de Vetores. Não existe tratamento para o animal infectado e a doença é fatal.