CONSELHO DISCUTE AÇÕES PARA GARANTIR ACESSIBILIDADE A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Categoria: ASSISTÊNCIA SOCIAL
Publicado em: 24/06/2022 17:51:57

Vários assuntos foram discutidos pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência em reunião na tarde desta quinta-feira, 23 de junho, na sede do CREAS, em Guará. O objetivo foi o de garantir acessibilidade aos portadores de deficiência residentes no município.

A presidente do conselho, Carmen Lúcia Barbosa, informou estar obtendo, junto à área de saúde, a relação dos portadores de deficiência. O levantamento, segundo ela, é fundamental para definir políticas públicas que beneficiem essa população.

Além de um projeto que está prestes a ser executado pela Secretaria de Obras da prefeitura, para melhorar o nível de acessibilidade em pontos de maior movimentação na Avenida Francisco de Paula Leão, o conselho marcou para o próximo dia 30 uma reunião com os comerciantes para discutir com a categoria melhorias no acesso aos estabelecimentos comerciais.

Também foi discutida a realização de blitze educativas para aplicação de “multa moral” a motoristas que utilizam vagas direcionadas aos deficientes e àqueles que estacionam irregularmente em frente a rampas de acesso a calçadas.

O conselho decidiu também buscar informações junto ao Departamento de Trânsito para orientar os portadores de deficiência sobre como obter os adesivos de identificação.

Também ficou definido que o conselho passará a se reunir toda primeira quinta-feira do mês. Outra definição importante foi a eleição de Roberto Monteiro Cândido a vice-presidente do conselho e de Cárita Barbosa Machado como segunda secretária.