BLITZ EDUCATIVA CONSCIENTIZA MOTORISTAS SOBRE VAGAS PREFERENCIAIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS E IDOSOS

Categoria: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Publicado em: 06/07/2022 17:35:12

Faltavam poucos minutos para as 9 horas da manhã quando Jair Dias dos Santos estacionou seu Corsa branco na vaga preferencial para idosos do Banco do Brasil – com o cartão de identificação devidamente colocado no painel, como manda o figurino – a fim de usar o caixa eletrônico.

Naquele momento, o espaço estava vago – mas não é sempre que isso acontece. “De vez em quando, encontro gente estacionada aqui”, afirma Jair, de 70 anos de idade, aposentado por invalidez. “Geralmente é um motorista bem jovem, que não tem direito à vaga.”

É para evitar esse tipo de infração, com a qual Jair às vezes se depara, que o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência de Guará e a Polícia Militar realizaram neste sábado, 2 de julho, uma blitz educativa para conscientizar a população de que as vagas preferenciais precisam ser respeitadas.

Das nove da manhã ao meio-dia, em dois pontos de grande movimentação de veículos, membros do conselho e policiais militares abordaram dezenas de motoristas para uma rápida conversa sobre a legislação e os direitos de pessoas com deficientes e idosos.

Os pontos escolhidos foram a Praça Urbano de Andrade Junqueira, em frente à Caixa Econômica Federal, e a Avenida Francisco de Paula Leão, na altura do Ginásio de Esportes. Solícitos, os motoristas abordados concordavam com a iniciativa e recebiam material elaborado pelo conselho.

A ação reuniu a presidente do conselho, Carmen Lúcia Barbosa, o vice-presidente, Roberto Cândido, e a primeira-secretária, Lidiane Cherutti. Vários voluntários – como a dona de casa Eliete Sales, mãe de um adolescente especial – colaboraram com a blitz, comandada pelo sargento Cledson Gonçalves Lopes e o cabo Carlos Marcelino.

A blitz educativa foi decidida na última reunião do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, e contou com apoio da PM: “A Polícia Militar tem orgulho de participar de ações assim, que buscam o bem social”, explica o sargento Cledson. “O cadeirante e o idoso têm direito a vaga, garantida por lei, e temos de preservar esse direito.”

Carmen Barbosa diz que novas iniciativas como a deste sábado serão realizadas, em outros pontos da cidade, como na Praça Nove de Julho e na Vila Vitória. “Também pretendemos levar essa conscientização para as salas de aula, durante a Semana do Trânsito, em setembro”, afirma ela, “para que os estudantes repliquem as instruções em casa, para os adultos”.