JOVEM TIME DE GUARÁ SURPREENDE E CONQUISTA BRONZE NOS JOGOS DA JUVENTUDE

Categoria: ESPORTE
Publicado em: 29/07/2022 21:18:59

Foi uma surpresa e tanto. E das boas. Representada pela equipe do projeto esportivo FutFera, que há anos funciona na cidade com suporte do poder público, Guará conquistou no último fim de semana a medalha de bronze no futsal feminino dos Jogos Abertos da Juventude, que reuniu, em Presidente Prudente, equipes campeãs regionais de todo o Estado.

Foi a melhor colocação obtida por Guará, nesta modalidade, em toda a história dos Jogos da Juventude. Na edição anterior, disputada em 2019, em Marília, Guará ficou em quinto lugar. Desta vez, as meninas voltaram com medalha no peito.

A conquista surpreendeu o próprio técnico da equipe, Cimir Silva. “Temos um grupo novo, com muitas jogadoras bem jovens, algumas de 15 anos, para disputar um campeonato de nível, contra equipes sub-19. Achamos que íamos voltar para casa dois dias depois, após a primeira fase”, afirma o treinador.

“A maioria do elenco sequer tinha disputado competição, qualquer tipo de competição. Para muitas, era a primeira experiência. O grupo surpreendeu, foi 100%, estão todas de parabéns”, acrescenta Cimir. Além dele, também viajaram a Prudente o auxiliar João Martins e a presidente do projeto FutFera, Letícia Gabriela.

A medalha de bronze foi conquistada na manhã do sábado 23 de julho, no Ginásio da Unesp, com a vitória por 1 a 0 sobre Américo Brasiliense, gol de Tatiane Mota quando faltavam dois minutos para o término da decisão. Tatiane, aliás, foi a artilheira dos Jogos, com nove gols.

Na primeira fase dos Jogos Abertos da Juventude, Guará empatou com Bauru por 4 a 4 e aplicou 10 a 0 em Assis. Na segunda fase, venceu Américo Brasiliense por 4 a 3, Presidente Prudente por 3 a 1 e Santo Anastácio por 4 a 1. Na semifinal, caiu por 4 a 2 diante de Guarujá, que seria campeão ao bater Taboão da Serra por 2 a 1.

O elenco do FutFera que representou Guará em Prudente foi formado pelas goleiras Isabela Vitória (18 anos) e Maria Lauane (17), e pelas jogadoras de linha Maria Luíza (16 anos), Maria Clara Pereira (15), Maria Clara Tavares (17), Keila Kauana (18), Tatiane Mota (18), Taianara Côrrea (18), Maria Eduarda Tavares (17, irmã gêmea de Maria Clara), Jenifer Andrade (15) e Alice Zeferino (15 anos).

A baixa faixa etária do elenco, segundo Cimir, sinaliza um 2023 bastante promissor. “A base é muito boa. Ano que vem, mais experientes, certamente teremos um time mais forte e competitivo”, avalia o treinador.

“Agradeço imensamente a prefeitura, que nos dá todo o suporte necessário para treinamentos, em nome do prefeito Vinicius, da ex-secretária Renata Lubito e do atual secretário Alle Cartuchos, e toda equipe da Secretaria de Esportes”, afirma o técnico do FutFera, que conta também com vários patrocínios entre os comerciantes de Guará.