NA FEIRA MUNICIPAL DE CIÊNCIAS, UM MUNDO DE EXPERIMENTOS, CORES E SENSAÇÕES

Categoria: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Publicado em: 11/10/2022 10:17:36

Durante dois dias, os protagonistas da educação em Guará foram os 2,7 mil alunos da rede municipal de ensino, que deram um show de conhecimento e criatividade na segunda edição da Feira de Ciências.

O evento – que retornou, após três anos de restrições impostas pela pandemia – mobilizou toda a comunidade escolar do município nos dias 13 e 14 deste mês, nas salas, no pátio e nos corredores da Escola Municipal Urbano de Andrade Junqueira. E deu um toque científico à programação festiva de comemoração dos 120 anos de fundação de Guará, a serem completados nesta quinta-feira, dia 15.

No dia de abertura, estiveram presentes o prefeito Vinicius Engenheiro, a vice-prefeita Maura Moreira e os secretários José Paulo Silvério (Educação), Túlio Colferai (Saúde) e Marcelo Sotero (Governo). Aberta à população, a 2ª Feira Municipal de Ciências recebeu a visitação também de pais, mães, familiares e amigos dos estudantes.

“Este foi um ponto altamente positivo da Feira de Ciências: a participação dos pais e da comunidade em geral”, avalia o assessor técnico-pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Luiz Carlos Santos Júnior. “O evento superou todas as nossas expectativas. Houve adesão maciça dos alunos e professores, e comprometimento dos diretores”, ele afirma. “Os alunos conseguiram retratar muito bem aquilo que se propuseram. Cada sala é uma surpresa.”

De fato, o processo criativo dos estudantes de Guará pôde ser observado em cada espaço de exposição, dos pequeninos da educação infantil às crianças e adolescentes dos ensinos Fundamental I e II. Eram eles, os estudantes, que recepcionavam os visitantes e explicavam o tema desenvolvido previamente com os professores, que ficaram na retaguarda, orientando-os.

Os pequeninos do CMEI Nadir de Almeida Junqueira abordaram “As Estações do Ano”. Na sala ocupada pelo CMEI Heneida Luiza Magno Filgueira, os visitantes percorriam o “Jardim das Sensações”, entre aromas, sabores, texturas e cores. Na sala compartilhada pelos CMEI’s Enoi dos Santos Assis e Maria Paula Akrouche Sandoval dos Santos, foi possível conhecer os fundamentos essenciais de uma boa Higiene Bucal.

“O Segredo das Cores” foi o tema desenvolvido pelos alunos da Escola Municipal de Educação Básica em Tempo Integral Coraci Mendes de Oliveira Campos. Os alunos do “Adelaide Garnica” – outra escola de Guará que funciona em tempo integral – trabalharam “Ilusão de Ótica”. Um robô com aquela voz metálica dava o tom do tema desenvolvido pelos alunos do “Nehif Antônio”: robótica.

Quem quisesse conhecer um pouco mais da pré-história, como a arte rupestre, no período que antecedeu a invenção da escrita, era só visitar a sala ocupada pelos alunos do “Diamantino Ribeiro Pereira”, escola municipal do distrito de Pioneiros. A garotada do “Helena Telles” exibiu os “Efeitos da Água e do ar”, enquanto a do “Latifa Salomão” mostrou como o sedentarismo, o cigarro, o álcool e a má alimentação podem prejudicar nosso sistema respiratório.

Os alunos da APAE exploraram “O Fundo do Mar e Meio Ambiente”. Já os do “Naufal Antônio Mourani” abordaram os encantos do mundo eletromagnético. E os anfitriões do “Urbano” descortinaram a “Ciência em Foco” – como a sublimação do iodo.

Além de eventualmente toparem com um maluco cuspindo fogo, quem visitou a Feira Municipal de Ciências pôde ver animais empalhados, levados pela Polícia Ambiental; conhecer as mudas nativas e exóticas cultivadas pela Celan/PCH Anhanguera; ver a maquete com a qual a empresa Águas de Guará mostra como se dá o tratamento de água e esgoto.

A Agenda 21 participou do evento, em parceria com a empresa Brejeiro, promovendo a troca de óleo usado por óleo novo e doando sementes de ipê roxo e guapuvuru, produzidas pelo Horto Municipal. A Feira de Ciências teve ainda parcerias com a Etec de Ituverava, o colégio Connext, a Fundação Educacional de Ituverava, Unifran e Fafram.