EM EVENTO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO, GRUPO VIDA PRESTA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM GUARÁ

Categoria: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Publicado em: 11/10/2022 10:26:41

Com apoio das secretarias municipais de Saúde e de Esportes da prefeitura de Guará, o Grupo Vida promoveu no último domingo, 25 de setembro, na área verde do Ginásio de Esportes, sessões de atendimentos à população com técnicas de tratamento da saúde mental. O evento fez parte do Setembro Amarelo, de valorização da vida e de prevenção ao suicídio.

O Grupo Vida é formado por profissionais de diferentes áreas que se uniram para levar saúde mental à população através de terapias de auto cuidado, que tratam a pessoa de forma integral, física, social, mental e espiritualmente, explica a psicóloga Jaqueline Oliveira Andreo.

Criado em 2019, o grupo tem como organizadores, além de Jaqueline, a enfermeira Fernanda Lopes Barbosa e os terapeutas holísticos Danúbia Bossolo e Rodrigo Cherutti. Naquele ano, o Grupo Vida promoveu o primeiro evento de atendimento à população, também durante o Setembro Amarelo.

Em 2020 e 2021, durante a fase mais aguda da pandemia, os atendimentos ficaram restritos aos consultórios particulares de cada profissional. Com a flexibilização das restrições sanitárias, o evento voltou a ser realizado presencialmente, em 2022. Neste último domingo, foram efetuados mais de 300 atendimentos gratuitos.

Os interessados que foram ao Ginásio de Esportes recebiam um descritivo explicando cada uma das técnicas utilizadas pelo grupo, que são muitas: Acupuntura Auricular, Aromaterapia, Apometria, Auricoloterapia, Barras de Access, Corrigindo a Visão, Facelift, Guasha, Mesa Radiônica, Osteopatia, Plantão Psicológico, Processos Corporais, Reflexologia, Reiki, Roda de Cura, Shiatsu, Supressão de Células de Gordura, Tarô Terapêutico, Tui-na, Visagismo PH e Yoga. Através do descritivo, a pessoa escolhia a prática que considerava mais adequada.

Profissionais de saúde de Guará fizeram aferição de pressão, de glicose e passaram orientações sobre cuidados com a saúde. Houve também atividades em grupo, como Roda de Conversa com profissionais do CAPS, Roda de Cura Vibracional e Constelação Familiar.

Os resultados foram muito bons, a considerar os depoimentos prestados pelas pessoas atendidas nas redes sociais do grupo. Neste ano, o evento contou com a colaboração de profissionais da saúde e terapeutas de Campinas, Uberlândia e São Joaquim da Barra.

A iniciativa do Grupo Vida contou com a presença do prefeito Vinicius Engenheiro e dos secretários municipais de Saúde, Túlio Chaud Colferai, e de Esportes, Alle Cartuchos. “Este é um trabalho especial, o da prevenção ao suicídio.

Parabéns

ao Grupo Vida, que leva qualidade de saúde mental para a população”, afirmou o prefeito. “Agradeço a participação de todos os terapeutas envolvidos nesse importante movimento do Setembro Amarelo”, disse Túlio Chaud.