COM COBERTURA A TV GLOBO, AVALIAÇÃO EM GUARÁ REÚNE JOVENS PROMESSAS DE TODA A REGIÃO

Categoria: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Publicado em: 11/10/2022 10:34:53

Aproximadamente 250 jovens atletas, integrantes de escolinhas e projetos esportivos de Guará e de várias cidades da região, de diversas faixas etárias, participaram nesta quarta-feira, 5 de outubro, de uma avaliação técnica promovida pelo gestor esportivo Agnello Souza em parceria com o ex-jogador profissional Daniel Nogueira, o Dié.

As partidas começaram logo cedo e movimentaram o Estádio Municipal Gil Junqueira até o início da tarde. As arquibancadas do estádio – que integra o Complexo Esportivo Américo Migliori – estiveram lotadas por mães, pais e amigos dos jovens atletas e por membros das delegações que vieram de fora.

A TV Globo cobriu o evento, que contou com a presença do prefeito Vinicius Engenheiro, da vice-prefeita Maura Moreira e do secretário municipal de Esportes, Alle Cartuchos. “Esta é uma grande oportunidade para esses jovens que, através do esporte, estão se empenhando para se tornarem cidadãos de bem”, afirmou o prefeito.

A avaliação, para que fossem observados jovens promessas do futebol brasileiro, teve apoio da prefeitura de Guará. A Guarda Municipal esteve presente para garantir segurança. Uma ambulância da Secretaria de Saúde esteve de prontidão para qualquer eventualidade.

Durante sete horas seguidas de muita agitação, o guaraense Dié – campeão brasileiro de 1986 pelo São Paulo Futebol Clube – organizava as equipes para cada partida, enquanto, em campo, postado no grande círculo central, Agnello Souza acompanhava atentamente a movimentação dos jogadores.

“Observamos com atenção a coordenação motora, força e técnica deles, principalmente”, explicou Agnello. Nesta função, ele foi auxiliado pelos preparadores físicos Luís Fernando Bolsoni Silva e Vinicius Neves de Souza, que trabalham com Agnello no Projeto Camisa 10, em Sertãozinho.

Assim como Dié, Agnello Souza também jogou futebol profissional. Começou no Botafogo de Ribeirão Preto e atuou, como médio-volante e meia de ligação, em equipes de porte médio de Goiás e Santa Catarina, até pendurar as chuteiras, ainda jovem.

“Estava com 26 para 27 anos, e optei por abrir uma escolinha de futebol”, afirma ele, atualmente com 54 anos de idade. Em Sertãozinho, sua cidade natal, Agnello desenvolve um trabalho de captação e formação de jovens jogadores. O Projeto Camisa 10 abriga, hoje, cerca de 300 crianças e adolescentes.

O trabalho de Agnello em Sertãozinho já rendeu bons frutos. Duas revelações de destaque – aliás, naturais de Sertãozinho mesmo – foram o zagueiro e lateral direito Éder Militão e o meia Helinho, que se destacaram pelo São Paulo. Atualmente, Helinho atua pelo RB Bragantino na Série A do Campeonato Brasileiro. Militão, do Real Madrid, é presença certa na lista do técnico Tite para a Copa do Mundo do Catar, que começa em novembro.

A trajetória de Agnello Souza será contada em uma reportagem especial que a TV Globo vai exibir no Esporte Espetacular, provavelmente em fevereiro. Uma equipe da emissora acompanhou o trabalho de avaliação em Guará. “Será uma reportagem especial sobre como os olheiros trabalham para descobrir novas joias para o futebol brasileiro”, revela a produtora Giovanna Biotto, que acompanhou o repórter Diogo Marchi e os cinegrafistas Fernando Ferro e Sincler Júnior na captação de imagens e depoimentos em Guará.

Da avaliação desta quarta-feira participaram integrantes de projetos sociais e esportivos de Guará, como os polos do Ginásio de Esportes e dos bairros Nélio dos Santos, Itapema e Nossa Senhora das Graças. “Esse tipo de evento é uma motivação a mais para os meninos, que têm oportunidade de serem descobertos”, afirma Jorce Augusto, que coordena o projeto Univille no Nossa Senhora das Graças.

Também estiveram presentes escolinhas e projetos esportivos de cidades próximas, como Ituverava, São Joaquim da Barra, Orlândia, Sales Oliveira e Nuporanga. De Rifaina, município paulista localizado na divisa com Minas Gerais, vieram oito jovens atletas que integram o projeto Estrelas do Amanhã, que a prefeitura local desenvolve em parceria com o Instituto Chuí.

Eles estavam acompanhados do treinador Pedro Ivo, formado em educação física pela Unifran. “Trabalhamos com crianças de quatro anos em diante, até adolescentes de 16, 17 anos”, diz Pedro. “Quando completam 18 anos, passam para o time adulto da cidade”, ele acrescenta.

De Delta, município mineiro localizado na divisa com São Paulo, sentido Uberaba, vieram 25 atletas das categorias sub-11 e sub-13, de um projeto desenvolvido há dois anos e meio pela prefeitura local. O treinador é Adilson Anastácio, que jogou profissionalmente no Corinthians, no Sport Recife e no Japão.

“Temos hoje 240 crianças e adolescentes, de 9 a 16 anos, no nosso projeto de futebol de campo”, informa o secretário de Esportes de Delta, Sotero Morais do Amaral, que chefiou a delegação em Guará. “O que nos atraiu para cá foi a parceria com o Dié, que conheci durante uma das edições da Copa Anhanguera.”