LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DE GUARÁ LOTA A CÂMARA MUNICIPAL

Categoria: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Publicado em: 28/11/2022 10:52:55

O plenário, galerias e demais dependências da Câmara Municipal ficaram lotados na noite desta sexta-feira, 11 de novembro, para o lançamento do livro “História de Guará”, escrito por Alexandre Nogueira Souza. A obra foi viabilizada pela Secretaria Municipal de Educação, através da Lei Aldir Blanc, que destinou recursos a agentes culturais durante a pandemia.

A cerimônia de lançamento reuniu autoridades, professores, artistas e amigos e familiares de Alexandre, formado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia. Estiveram presentes o prefeito Vinicius Engenheiro, o secretário de Educação do município, José Paulo Silvério, e o diretor de Cultura da secretaria, Luiz Carlos dos Santos Júnior.

O padre Cecílio também compôs a mesa de honra, ao lado do presidente da Câmara, Fru Chaude. Marcaram presença os vereadores Ronan Taffarel, Marcelo Barião, Arroizão Arsênio, Eduardo Matos, Sérgio da Força e Luz, Rafael Moreira, Roberto Cavalo e Ocimar Chocolate, assim como o comandante do destacamento da Polícia Militar, sargento Cledson Lopes, e o diretor de Compras da prefeitura, Tufy Chaud.

Aos 25 anos de idade, esta é a segunda obra da carreira de Alexandre Nogueira Souza, que no ano passado lançou “O Espectro Totalitário”, sobre as ditaduras do Século XX. “História de Guará” tem 241 páginas, com capa produzida pelo designer Daniel de Almeida e prefácio do jornalista Rogério Fischer, que colaborou com a revisão ortográfica da obra.

“História de Guará” possui oito capítulos, nos quais Alexandre Nogueira Souza aborda os aspectos gerais, as origens e a formação do município, os imigrantes que contribuíram para o desenvolvimento da cidade, as disputas e dilemas políticos e, também, depoimentos de cidadãos relevantes.

O autor define a obra como “uma história que começa com o café e a ferrovia, no decorrer do tempo, em meio a eventos épicos, trágicos, cômicos e líricos, estabelece um fio condutor capaz de associar o presente, o passado e o futuro, promovendo o encontro de gerações em uma verdadeira comunidade de almas que reúne todos nós”.

“Escrever sobre a história de Guará, minha terra natal, foi uma experiência belíssima. Tive a oportunidade de conhecer novas pessoas, ouvir histórias e aprender muito sobre nossa querida cidade. Tive a honra de imortalizar a história de Guará em forma de livro! Nada disso teria sido possível sem a colaboração dos guaraenses. As múltiplas vozes que ecoam em nossa cidade são cruciais para a formação da alma de Guará”, afirma Alexandre.

Segundo ele, “ao compartilharmos experiências e ideias, estabelecemos uma relação de afeto e lealdade, pela qual conseguimos cristalizar uma verdadeira comunidade fraterna e solidária. Os esforços dos nossos antepassados nos trouxeram até aqui, e o nosso deve é lapidar a herança recebida para que ela seja transmitida aos futuros filhos da cidade”.