BATE-PAPO COM ESCRITOR ENCERRA PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DE GUARÁ

Categoria: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Publicado em: 28/11/2022 10:55:16

As duas escolas municipais de Guará que funcionam em regime de tempo integral – a “Coraci Mendes Campos” e a “Adelaide Garnica” – realizaram na última quinta-feira, 17 de novembro, eventos em que comemoraram a conclusão do projeto “Abraça o Mar”, de incentivo à leitura e educação ambiental em defesa das águas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Escola Douradinho.

Neste semestre, ambas as escolas realizaram atividades a partir da leitura do livro infanto-juvenil “Lua, Colar, Coral, Mar”, escrito pelo professor e contador de histórias Thiago Cascabulho, idealizador da Escola Douradinho.

“Foram momentos de festa. Celebramos a vida por meio da literatura, unidos na vontade de regenerar nosso planeta”, enfatiza o escritor, que esteve pela manhã na “Adelaide” e à tarde na “Coraci” para um bate-papo com os estudantes.

Na escola Adelaide Garnica, o projeto “Abraça o Mar” foi desenvolvido pela professora Rosely Paulino da Silva Suavinha, responsável pela oficina Hora da Leitura, com 39 alunos de quarto ano, através da leitura e interpretação de texto e imagens. “Foi gratificante e edificante”, afirma a diretora da escola, Silvana Aparecida da Silva.

Na escola Coraci Mendes Campos, a professora Jenifer Duciana Alves trabalhou o projeto junto a 25 alunos do terceiro ano, com rodas de leitura e desenvolvimento de trabalhos, que resultaram em um livrinho de poesias – elaboradas pelos próprios estudantes – que foi entregue ao escritor Thiago Cascabulho.

A diretora Aline Coimbra Rodrigues Abboud e a coordenadora pedagógica Valéria Cristina dos Santos Branco contam que no ano passado, durante a pandemia, a escola já havia desenvolvido um projeto de educação ambiental com a Douradinho.

Segundo elas, por ter sido um período de aulas virtuais, a professora Andreza Melo dos Santos Ferreira adaptou o conteúdo de uma outra obra de Thiago, “Amiga Lata, Amigo Rio”, e o desenvolveu junto a todas as turmas da “Coraci”. Em cada casa, foi montada uma cabaninha na qual os estudantes participaram de rodas de leitura acompanhados dos pais ou responsáveis.