MUTIRÃO CONTRA DIABETES ATRAI CENTENAS DE PESSOAS EM GUARÁ

Categoria: SAÚDE
Publicado em: 28/11/2022 10:57:18

Guará integrou nesta sexta-feira, 18 de novembro, a Campanha Mundial contra a Diabetes. Enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, agentes comunitários e dentistas da Secretaria Municipal de Saúde promovem um mutirão para conscientizar e avaliar os moradores. O evento ocorreu na Praça da Matriz, pela manhã e à tarde.

Doença silenciosa, a diabetes é um dos males crônicos que, quando não diagnosticados e tratados corretamente, deixam caminho livre para complicações severas. A última edição do Atlas da Diabetes, publicado em 2020, estima que, no Brasil, 8% da população tem essa enfermidade, ou seja, 16,8 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos de idade.

O mutirão na Praça, que contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Túlio Colferai, proporcionou diversos serviços às pessoas interessadas, como medições de pressão arterial, taxa de glicemia e circunferência abdominal.

Houve também sessões de ginástica com o pessoal da Academia da Saúde. A coordenadora da atenção básica à saúde do município, Cristina Teixeira, estima que tenham sido realizados ao menos 250 atendimentos durante o mutirão.