GRUPO GESTOR É CRIADO PELA SECRETARIA DE SAÚDE COM O OBJETIVO DE REALIZAR E FORTALECER AÇÕES DE COMBATE AO POLIOVÍRUS

Categoria: SAÚDE
Publicado em: 05/12/2022 17:00:59

A Secretaria Municipal de Saúde, objetivando reforçar e fortalecer as ações para a criação do Plano Municipal de Mitigação de Risco de Reintrodução do Poliovírus Selvagem e surto de Poliomielite.

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Com o possível retorno do vírus, o Grupo Gestor do município será responsável por intensificar e gerir o risco local de poliomielite no município, planejar e realizar ações que orientem decisões visando a redução do risco de poliomielite, o grupo realizará também a sensibilização e mobilização das equipes de saúde e de toda população sobre a possível reintrodução local do Poliovírus Selvagem (PVS) e surgimento do Poliovírus Derivado Vacinal (PVDV) e as ações que devem ser realizadas no seu combate.

Reiteramos que a vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. O esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses da vacina injetável – VIP (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).