ESPAÇO DEMOCRÁTICO EXIBE E COMERCIALIZA ARTESANATO EM GUARÁ

Categoria: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Publicado em: 06/12/2022 14:43:49

Um grupo de artesãos promoveu no último sábado, 3 de dezembro, a 1ª Mostra de Artesanato e Afins de Guará, na Rua Campos Sales, 160. O evento reuniu aproximadamente 30 mulheres que produzem os mais variados estilos e utilidades, com uma característica em comum: são peças exclusivas feitas à mão.

Os trabalhos produzidos pelos artesãos guaraenses ocuparam todos os cômodos do amplo imóvel de Margareti Nakano, uma das idealizadoras do grupo. O espaço contou também com peças produzidas pelo paisagista Mauro Ribeiro. A receptividade foi tão boa que já está marcada uma segunda edição da mostra, para os dias 16, 17 e 18, no mesmo endereço.

Nesta primeira edição, aproximadamente trinta artesãs de Guará expuseram de tudo um pouco: peças para cozinha, banheiro, decoração, quarto, acessórios femininos e infantis, e brinquedos para crianças. São toalhas, tapetes, quadros, lustres, artes sacras, colchas, almofadas, mantas, bordados, bolsas, tiaras, laços, bonecas e uma infinidade de outros produtos que arrancaram elogios dos visitantes.

“Fiquei impressionada com a variedade e, principalmente, com o acabamento dos produtos”, afirma a vice-prefeita Maura Moreira. “A mostra comprova que existem, aqui, no nosso município, muitas pessoas talentosas, que merecem ser prestigiadas, pela altíssima qualidade das peças”, avalia Maura.

Mauro Ribeiro conta que a ideia que resultou na mostra do último dia 3 foi a de montar um espaço físico para dar visibilidade ao trabalho dos artesãos de Guará. “Até então estávamos restritos às redes sociais”, diz ele. “Guará tem muita gente que lida com artesanato, com um trabalho de qualidade”, atesta Mauro.

Além de Margareti Nakano e Mauro Ribeiro, compõem o grupo idealizador da mostra as artesãs Giuliana Popolim, a Jubinha, e Ana Rita Okubo, a Buri. Para batizar a iniciativa, foram utilizadas as iniciais do nome da cidade: Grupo Unido Amigos Realizando Artesanato. A logomarca do grupo traz o acróstico GUARA e um círculo de mãos dentro do qual está inserido o termo em inglês IN, que remete à inclusão.

“A mostra é um espaço democrático e de inclusão”, ressalta a agrônoma e professora universitária Margareti. “Tanto que, além das peças essencialmente artesanais, feitas à mão, foram convidadas pessoas que revendem produtos fabricados em série, como biquínis, pijamas, moda praia, moda fitness, bijuterias, pratas e semijóias. São produtos afins agregados ao artesanato”, ela explica.

De inclusão, sim, mas também de solidariedade: a intenção do grupo de artesãos, para a segunda edição da mostra, é solicitar aos visitantes a doação de um quilo de alimento não perecível ou de um brinquedo novo ou em bom estado para serem doados.

“A Mostra de Artesanato é um sonho enfim realizado”, diz Mauro Ribeiro. “Esperamos que nas próximas edições mais pessoas conheçam o artesanato guaraense”, completa Margareti Nakano.