VIOLÊNCIA E GARANTIAS DOMINAM DEBATES NA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Categoria: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Publicado em: 09/12/2022 20:54:38

Promovido pelo respectivo Conselho Municipal (CMDCA), a Conferência Lúdica dos Direitos da Criança e do Adolescente discutiu nesta quarta-feira, 7 de dezembro, ações e políticas públicas para combater o crescente número de casos de violência contra crianças, mulheres e idosos registrado durante a pandemia de coronavírus, assim como no período pós-pandemia.

As discussões se deram em torno de cinco eixos temáticos, que abordaram a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, o enfrentamento de violações e vulnerabilidades, a ampliação da participação deles nos espaços de deliberação, a participação da sociedade na deliberação e execução de políticas públicas e, também, a garantia de recursos para projetos.

O relatório final da conferência de Guará será apresentado ao município, para aprovação, pela empresa organizadora do evento, a Ecko Gestão. O documento será encaminhado à Conferência Estadual – em data a ser definida. 

A 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guará reuniu dezenas de gestores e profissionais de entidades como CRAS, CREAS, Secretaria de Assistência Social, Casa da Criança, Casa Lar, APAE, CAPS, Conselho Tutelar, prefeitura, escolas, lideranças comunitárias e integrantes do CMDCA.

Compuseram a mesa de abertura dos trabalhos o presidente do CMDCA, Leonardo Donizete Cândido dos Santos, o secretário municipal de Assistência Social, Diego Garcia, o conselheiro tutelar Daniel Lima e, como representante da sociedade civil, Guta Ribeiro. O vereador Rafael Moreira representou a Câmara Municipal.

Realizada no Centro de Convivência do Idoso, a conferência teve apresentação da Banda Marcial de Guará. Depois houve execução do Hino Nacional e, na sequência, palestra da assistente social Lucineia Sartori Coelho, graduada pela Unesp-Franca e especialista em Políticas Públicas.