RECURSOS DE MULTAS CONTRIBUEM PARA SEGURANÇA PÚBLICA EM GUARÁ

Categoria: GABINETE DO PREFEITO
Publicado em: 22/12/2022 15:53:22

Recursos financeiros oriundos de multas de penas pecuniárias, negociadas entre o Ministério Público e infratores, vão auxiliar no combate à violência e à criminalidade em Guará. Nesta quinta-feira, 15 de dezembro, o juiz da comarca local, Adriano Pugliese Leite, assinou despacho autorizando o repasse de R$ 99.880,00 para o Projeto de Segurança Pública elaborado pela prefeitura.

Os recursos são direcionados à implantação do sistema composto por câmeras que, já no início de 2023, serão instaladas pelo município em pontos que possibilitam o monitoramento remoto: entradas e saída da cidade, ruas, avenidas, praças e prédios públicos.

O despacho do juiz atende solicitação da prefeitura de Guará, que buscou fontes de recursos para adquirir os equipamentos. A solicitação teve manifestação favorável por parte do Ministério Público. Nesta quinta, o prefeito Vinicius Engenheiro encontrou-se com o juiz Adriano Pugliese Leite e com o promotor Túlio Vinicius Rosa, no prédio do Fórum, para agradecer o repasse.

No despacho que autorizou a liberação do recurso, o juiz anotou que o projeto elaborado pela prefeitura “fortalece a segurança pública da cidade, pois permitirá tanto a prevenção quanto a repreensão de crimes, isso de modo mais qualificado, direcionado e eficiente, além de propiciar notório incremento nas operações de inteligência das Polícias”.

Idealizado pela Assessoria de Tecnologia da Informação do município, o Projeto de Segurança Pública faz parte do Plano Diretor da Infovia Municipal, que integra os serviços de telefonia, dados e segurança.

A primeira etapa de implantação, que acontecerá nos próximos 120 dias, contempla a instalação de câmeras de leitura de placas, para detecção de veículos roubados ou procurados. As imagens serão integradas aos bancos de dados do Detran e da Polícia Civil, através do Sistema Detecta.

Segundo o gerente de TI da prefeitura, Paulo Chaude, vão ser instaladas 10 câmeras LPR de leitura de placas, 7 câmeras panorâmicas e outras 12 câmeras tipo “speed dome” – estas últimas monitoram a movimentação de veículos e pessoas em 360 graus.

Nesta primeira etapa, que prevê também a instalação do Centro de Controle Operacional (CCO), vai consumir aproximadamente R$ 500 mil, sendo R$ 99.880,00 do Judiciário, R$ 50 mil de emenda do deputado estadual Sargento Neri e o restante, recursos próprios do município.