ACESSO ÀS LOJAS, PISCINA ADAPTADA, BLITZ EDUCATIVA: TEMAS SOBRE ACESSIBILIDADE DOMINAM REUNIÃO DO CONSELHO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Categoria: ASSISTÊNCIA SOCIAL
Publicado em: 02/03/2023 17:55:15

Uma série de temas relevantes marcou a reunião desta quinta-feira, 23 de fevereiro, do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A questão que norteou todas as discussões foi “acessibilidade”.

A presidente do conselho, Carmen Lúcia Barbosa, anunciou que será entregue a todos os comerciantes de Guará uma carta elaborada pela entidade reivindicando obras nos estabelecimentos para facilitar o acesso de todos os deficientes.

O maior problema, segundo ele, são a falta de rampa para cadeirantes, de piso tátil para deficientes visuais e as portas dos estabelecimentos, quase sempre estreitas demais. “Acaba que, muitas vezes, vamos consumir em cidades vizinhas, que são mais acessíveis a nós, deficientes”, afirmou.

Carmen disse que a carta visa esclarecer os lojistas sobre a legislação. “Alguns comércios já estão se adaptando, mas há muitos que dificultam o acesso”, disse ela, que em um segundo momento pretende lançar mão das ferramentas legais, que estabelecem multas para infrações.

Blitz educativa

Também ficou decidida na reunião a realização de mais uma blitz educativa – como já ocorreu no ano passado – para conscientizar os motoristas sobre a importância de preservar as vagas preferenciais de estacionamento para deficientes e idosos e, também, de não estacionar veículos em frente a rampas de acesso para cadeirantes. A próxima blitz está programada para o sábado 10 de março, na Vila Vitória, região de forte concentração comercial.

Escolas e academia

A reunião desta quinta-feira, realizada na sede do CREAS, aprovou a ideia de o conselho procurar a Secretaria Municipal de Educação para que os professores trabalhem a questão da acessibilidade junto aos alunos da rede pública de ensino.

Hidroterapia

O conselho também decidiu reivindicar à administração municipal a construção de uma piscina adaptada para sessões de hidroterapia. Foi indicada a opção de se adaptar a piscina do parque infantil localizado em frente à Praça Santa Luzia, no bairro Nossa Senhora das Graças.