FÓRUM DA EDUCAÇÃO PREPARA REDE PÚBLICA PARA DESAFIOS DE 2023

Categoria: EDUCAÇÃO
Publicado em: 02/03/2023 17:57:30

A Secretaria de Educação de Guará promoveu nos dias 23 e 24 de fevereiro o seu Fórum Municipal, com palestras de profissionais renomados em áreas relevantes para os professores da rede de ensino do município. As palestras aconteceram à noite, na sede da Associação Atlética Guaraense.

A abertura do encontro contou com a presença do prefeito Vinicius Engenheiro e dos secretários municipais José Paulo Silvério (Educação) e Túlio Colferai (Saúde), além do vereador Túlio Figueiredo. O evento reuniu gestores, professores, cuidadores e auxiliares de desenvolvimento infantil (ADI) da rede pública de ensino.

Na noite do dia 23, o neurologista Renato Arruda falou sobre “Inclusão, Saúde Mental e Neurociência Educacional”. Graduado em Medicina pela Unicamp, com residência médica no Hospital das Clínicas da USP em Ribeirão Preto, Arruda é certificado em Pesquisa Clínica pela Harvard School of Public Health, nos EUA, e tem mestrado pelo Danish Headache Center, da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca. Realizou estágios eletivos em centros de referência nos EUA, Itália e Reino Unido.

“Educação de qualidade se faz com diálogo e participação de todos”, afirmou o prefeito Vinicius. “É através da educação que vamos conseguir avançar em políticas públicas, em qualquer área, seja na própria educação, na saúde, na assistência social”, ressaltou Túlio Colferai.

No dia 24, a palestra ficou a cargo da pedagoga Denise Cavalini, que vai abordar o tema “Trabalhando a Emoção para Potencializar Relacionamentos Saudáveis e a Aprendizagem”. Psicanalista em formação, com especialização em Gestão de Pessoas, Marketing, Educação Especial e Educação a Distância, Denise é fundadora da Althas Habilidades Sociais, empresa especializada em soluções socioemocionais, com ênfase na Teoria da Inteligência Multifocal.

O secretário municipal de Educação, José Paulo Silvério, afirma que a palestra de Renato Arruda é voltada para a formação dos professores em lidar com os alunos no dia a dia da sala de aula, no tocante a identificar transtornos comuns na idade escolar, como déficit de atenção e dislexias, que podem atrapalhar a aprendizagem.

Já a palestra com Denise Cavalini, segundo ele, é voltada para a saúde mental dos próprios professores, para a capacidade de o educador se socializar e controlar as emoções, abalada pela atividade em si e, sobretudo, por conta da pandemia.

“O Educa-2023 representou um investimento da Educação para oportunizar o melhor para nossos professores. O objetivo foi o de dar ferramentas e subsídios para que os professores tenham condições de desempenhar seu papel, que estejam mentalmente preparados, como líderes que são”, explica Silvério. “O fórum preparou terreno para os desafios da educação neste ano.”