PLENÁRIA MUNICIPAL DEFINE PROPOSTAS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Categoria: SAÚDE
Publicado em: 02/03/2023 17:58:30

A Secretaria Municipal de Saúde de Guará promoveu nesta terça-feira, 28 de fevereiro, na Câmara de Vereadores, a 3ª Plenária da Saúde, com participação de gestores, trabalhadores, prestadores de serviços e usuários do sistema.

A plenária foi aberta pelo secretário de Saúde, Túlio Colferai, que enalteceu a participação de representantes de todos os setores envolvidos na formulação de políticas públicas, levando-se em conta o tema geral do encontro: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia: amanhã vai ser outro dia”.

Os trabalhos foram coordenados pela responsável pela Atenção Básica à Saúde do município, Cristina de Cássia Lourenço Teixeira Pierazzo. Também participaram os secretários municipais da Educação, José Paulo Silvério, da Assistência Social, Diego Garcia, e de Esportes, Alessandro Pereira Caetano, além dos vereadores Túlio Figueiredo e Ocimar Chocolate de Paula.

Depois de executado o Hino Nacional, exibido um vídeo sobre a estrutura da rede pública de saúde em Guará e lido o regimento da plenária, foram formados grupos de discussão para a formulação de propostas em quatro eixos temáticos.

O Eixo 1, “O Brasil que temos, o Brasil que queremos”, sugeriu reflexão sobre o que sociedade e governo precisam para alcançar a qualidade de vida para a Nação. O Eixo 2, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, propôs análise da participação social como mecanismo de fortalecimento da cidadania e como essa participação pode contribuir para aproximar a sociedade do Estado.

Com tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, o Eixo 3 promoveu debate sobre a defesa de um Sistema Único de Saúde universal, 100% público, com equidade no acesso às ações e serviços de saúde, integralidade no cuidado e no financiamento adequado e suficiente.

Já o Eixo 4, “Amanhã será outro dia para todos, todas e todes”, debateu a gestão do trabalho como eixo organizacional no processo de modernização do SUS e as contribuições que a produção de conhecimentos técnicos e científicos, ajustadas às necessidades e consequências socioeconômicas e culturais, trará para a gestão das políticas públicas no Brasil.

As propostas aprovadas na plenária de Guará serão encaminhadas ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Franca e de lá para a 9ª Conferência Estadual, marcada para 29 a 31 de maio. E, finalmente, chegarão à 17ª Conferência Nacional, entre 2 e 5 de julho deste ano.

A coordenadora Cristina Pierazzo fez uma avaliação positiva da plenária municipal. “Tivemos discussões muito ricas, das quais saíram propostas interessantes para levarmos a nível regional”, explica ela.