PALESTRA DE BRANCO ZANOL EMOCIONA PAIS E ALUNOS DA ESCOLA LATIFA SALOMÃO

Categoria: EDUCAÇÃO
Publicado em: 24/03/2023 16:38:44

O judoca Branco Zanol, que comanda projeto de judô em Guará que leva seu nome, ministrou palestra na noite da segunda-feira, 20 março, a pais e alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental Latifa Salomão Migliori. Dos quase 200 alunos de 1º a 5º ano do Latifa, 115 participam do polo desenvolvido pelo projeto na própria escola, com aulas às segundas e quartas-feiras.

Zanol falou de sua trajetória pessoal e esportiva. “Ele tem uma história de vida linda”, afirma a diretora da escola, Dorcília Nicollela, que acompanhou a palestra ao lado da supervisora de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Regina Coelho. “Foi uma palestra emocionante.”

Edelmar Branco Zanol, 48 anos, nasceu em Cáceres (MT). Aos três anos de idade foi levado pelo pai para viver com nova família em Guaíra, a 70 km de Guará. Desde muito pequeno praticou judô. Após tornar-se campeão dos Jogos Abertos do Interior, campeão paulista e campeão brasileiro, passou a integrar a Seleção Brasileira adulta da modalidade, aos 18 anos.

Treinava, então, com os campeões olímpicos Aurélio Miguel e Rogério Sampaio. Tornou-se atleta olímpico ao participar dos Jogos de Atlanta (EUA), em 1996. Dois anos depois, no Mundial na Bielorrússia, foi o maior destaque da equipe nacional, que conquistou pela primeira vez uma medalha – a de prata – por equipes.

Em 2000, embora tenha vencido a seletiva, acabou cortado da disputa dos Jogos de Sydney, na Austrália, por causa de uma contusão. “Saí dessa mais fortalecido para a vida”, conta Zanol, que a partir desse episódio decidiu empreender um projeto que leva a prática do judô às escolas e que. atualmente, atende mais de cinco mil alunos em municípios da Alta Mogiana.

Segundo ele, o objetivo é formar boas pessoas, com valores e disciplina, embora admita que seu sonho é conseguir formar um atleta olímpico que, nos Jogos, represente todo o projeto.