PREFEITO VINICIUS, AUTORIDADES E PARCEIROS ABREM A FEIRA DO LIVRO DE GUARÁ, QUE TEVE HOMENAGEM, PALESTRA E SHOW MUSICAL NESTA QUARTA-FEIRA

Categoria: EDUCAÇÃO
Publicado em: 11/05/2023 19:45:08

A noite de abertura da 5ª Feira do Livro de Guará, na noite desta quarta-feira, 3 de maio, reuniu autoridades, representantes de empresa e entidade parceiras do evento e um grande público no palco e na tenda montados em frente à Igreja Matriz, na Praça Nove de Julho.

Homenagem à professora Ivone Ribeiro Eufrosino da Silva marcou a primeira noite. Ao lado de familiares, dona Ivone recebeu placa de agradecimento pelos relevantes serviços prestados à educação guaraense. Ivone Ribeiro foi aplaudida de pé pelo público presente.

Nesta edição de 2023, a Feira do Livro de Guará tem como patrono o escritor infantil Ziraldo, mineiro radicado no Rio de Janeiro. Aos 91 anos, Ziraldo foi representado por um dos roteiristas do seu personagem O Menino Maluquinho, Julinho Sertão.

A festa de abertura reuniu o prefeito Vinicius Engenheiro, a vice-prefeita Maura Moreira, o presidente do Legislativo, Fru Chaude, os secretários municipais José Paulo Silvério (Educação), Túlio Colferai (Saúde) e Alessandro Pereira Caetano (Esportes), a presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves, e a diretora da Usina Alta Mogiana, Vera Lúcia Martins Guedes.

Também subiram ao palco os vereadores Sérgio da Força e Luz, Wellitinho, Ocimar Chocolate de Paula e Rafael Moreira, o padre Cecílio dos Santos e o vice-presidente e a superintendente da fundação, Edgar de Castro e Viviane Mendonça.

Realizada pela prefeitura, Secretaria Municipal de Educação, Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e Ministério da Cultura, com apoio da Câmara Municipal e patrocínio da Usina Alta Mogiana, através da Lei de Incentivo à Cultura, a Feira do Livro vai até o próximo domingo, dia 7, com grandes atrações vespertinas e noturnas, para públicos de todas as idades.

Em discursos, Dulce Neves e Vera Guedes elogiaram a política de formação de novos leitores implementada em Guará com a realização da Feira do Livro. O secretário José Paulo destacou a democratização do acesso à cultura e o empenho de todos os funcionários da secretaria. E o prefeito Vinicius – que declarou oficialmente a abertura do evento – ressaltou a importância de se homenagear em vida os educadores que fazem parte da história do ensino na cidade.

Na sequência, houve as duas primeiras atrações do evento: palestra de Julinho Sertão e show de Diego Figueiredo e Ana Cañas, que empolgaram o público com grandes canções da Música Popular Brasileira.

Simultaneamente à Feira do Livro, começou também a Feira da Solidariedade, também na Praça da Matriz, com comidas e bebidas oferecidas pelas barracas montadas pelas entidades de Guará que prestam relevantes serviços sociais.