APRESENTAÇÕES TEATRAIS ALERTAM CRIANÇAS E ADOLESCENTES CONTRA ABUSO SEXUAL

Categoria: ASSISTÊNCIA SOCIAL
Publicado em: 16/05/2023 11:23:27

Organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a ação comunitária sobre a prevenção ao abuso sexual infantil e juvenil teve início nesta segunda-feira 15 de maio e prossegue até a próxima quinta, dia 18. O objetivo é prevenir crianças e adolescentes do município – em especial os da rede pública de ensino – contra o abuso e a exploração sexual.

Nesta segunda-feira, os cerca de mil alunos da Escola Municipal Urbano de Andrade Junqueira assistiram a uma apresentação teatral do grupo Dona Semente e os Grãos de História, de Franca. De maneira interativa, o grupo – composto pelas atrizes Karina Marques e Ana Segadas e pelos músicos Elias Black e André Pex – aborda situações reais de perigo, na peça “Cuidado com quem não respeita você”.

As duas apresentações da manhã e a apresentação da tarde reuniram os alunos do 6º ao 9º ano do Urbano. “Os adolescentes devem ficar atentos”, explica Karina Marques, “porque muitas vezes o abuso parte de gente muito próxima a eles”. Integrantes do CRAS e do CREAS – órgãos que recebem denúncias desse tipo – assistiram às apresentações no Urbano.

“Cuidado com quem não respeita você” será apresentada nesta terça-feira às 10h aos adolescentes da Escola Estadual Marechal Rondon e às 10h da quarta-feira aos estudantes do Colégio Evolução.

Outra peça do grupo francano, “O dia em que o arco-íris caiu”, será apresentada aos alunos do ensino primário, com linguagem e abordagem mais adequadas a esta faixa etária. Na terça-feira, às 8h30, essa peça teatral será apresentada às crianças das escolas municipais Nehif Antônio e Diamantino Pereira, no Nehif.

Às 14h, será a vez dos alunos da Coraci Mendes Campos e da Latifa Salomão Migliori, na Coraci. E na quarta-feira, dia 17, será a vez dos estudantes de 1º a 5º ano do Adelaide Garnica e da APAE, no Adelaide.

A ação comunitária do CRAS vai se encerrar na quinta-feira, 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com uma caminhada de conscientização que começará às 8h30 no Urbano e terminará na Praça Nove de Julho, onde o grupo teatral de Franca fará nova intervenção para o público.