AUDIÊNCIA PÚBLICA APRESENTA PLANO MUNICIPAL DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Categoria: SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO
Publicado em: 16/05/2023 17:19:27

As secretarias municipais de Desenvolvimento Socioeconômico e de Obras e Serviços apresentaram na tarde desta terça-feira, 16 de maio, o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS). Revisado e atualizado pela HMM Engenharia, o plano foi relatado pelo engenheiro ambiental Danilo Monteiro Marangoni, no salão do Sindicato Rural Patronal de Guará.

Aberta à comunidade, a audiência pública desta terça-feira é um passo importante para a aprovação do PGIRS, para que ele seja executado pelo município. O plano segue agora, em forma de projeto de lei, para a Câmara Municipal, para avaliação dos vereadores.

Compareceram à audiência pública os secretários municipais das pastas envolvidas na elaboração do PGIRS, Cássio Andrade (Desenvolvimento Socioeconômico) e Malcom Mortari (Obras e Serviços), além do secretário de Governo, Marcelo Sotero, e da diretora de departamento Laís Araújo.

Na audiência, foram listados os programas já executados pelo município e que deverão continuar a funcionar a partir da aprovação do PGIRS pela Câmara, como a coleta de resíduos domiciliares e dos serviços de saúde, a coleta seletiva, o recebimento de embalagens de agrotóxicos, o recolhimento de pneus, pilhas e baterias, de tonners e cartuchos, de resíduos eletrônicos, da construção civil e de podas de árvores, assim como as ações que proporcionam a troca de óleo usado por óleo novo de cozinha.

Ao final da audiência, representantes do Executivo e da HMM Engenharia tira dúvidas dos participantes e ouviram sugestões para aprimorar o PGIRS.