SECRETARIA DE SAÚDE E CAPS REALIZAM ENCONTRO DE SETORES PARA DISCUSSÃO SOBRE A CONSCIENTIZAÇÃO DO DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

Categoria: SAÚDE
Publicado em: 17/05/2023 17:59:43

Na manhã desta quarta-feira, dia 17 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um importante evento em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), denominado "Encontro da Rede: Luta Antimanicomial - É Preciso Ver Diferente Para Mudar". O encontro reuniu profissionais da saúde, educação e assistência social do município, visando fortalecer a rede de atendimento e promover a conscientização sobre a necessidade de uma maior articulação entre os diversos setores envolvidos.

O objetivo principal do evento foi discutir estratégias e promover ações que fortaleçam a rede de Saúde Mental, entendendo que a abordagem antimanicomial é fundamental para a promoção do cuidado humanizado e para a garantia dos direitos das pessoas em sofrimento mental. A conscientização da necessidade de uma "articulação" entre os setores se faz urgente, a fim de garantir um atendimento integral e qualificado a todos os cidadãos que necessitam de cuidados nessa área.

No Brasil, o mês de maio é marcado pela celebração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, uma data de extrema importância para a promoção de debates e reflexões acerca do tema. A Luta Antimanicomial é um movimento que surgiu na década de 1980, pautado na defesa dos direitos das pessoas com transtornos mentais e na busca por uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.

Nesse contexto, o evento realizado pelo CAPS em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde se tornou um espaço de troca de experiências e conhecimentos, no qual foram abordados temas como a desinstitucionalização, o cuidado em liberdade e a importância da reinserção social dos usuários dos serviços de Saúde Mental.

O Encontro da Rede promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo CAPS representou um importante passo para fortalecer o trabalho em Saúde Mental no município. A conscientização da necessidade de articulação entre os setores e a valorização da luta antimanicomial são fundamentais para a promoção de uma assistência integral e de qualidade às pessoas em sofrimento mental.