CAMINHADA DE CONSCIENTIZAÇÃO REÚNE CENTENAS DE PESSOAS EM GUARÁ CONTRA ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Categoria: ASSISTÊNCIA SOCIAL
Publicado em: 19/05/2023 07:19:07

Centenas de pessoas participaram na manhã desta quinta-feira, 18 de maio, da Caminhada de Conscientização contra Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, para marcar, em Guará, a data em que toda a sociedade brasileira se mobiliza para combater este mal.

A caminhada reuniu estudantes, professores e diretores de escolas públicas e particulares, membros de conselhos municipais como dos Idosos, dos Direitos da Criança e do Adolescente, das Pessoas com Deficiência, servidores da prefeitura e moradores em geral. A vice-prefeita Maura Moreira e o secretário de Educação, José Paulo Silvério, integraram a manifestação.

Organizada pelo CRAS e pelo CREAS, com apoio das secretarias municipais de Educação, de Governo e de Assistência Social, do Conselho Tutelar e do Ministério Público, a caminhada começou na Escola Municipal Urbano de Andrade Junqueira e percorreu várias ruas até a Praça Nove de Julho, sempre com uma viatura da Polícia Militar à frente e seguida por um carro de som.

Coordenadores e funcionários do CRAS e do CREAS distribuíram panfletos que esclareciam a manifestação e divulgavam o Disque Direitos Humanos, o número 100, pelo qual todo cidadão pode denunciar suspeitas de abuso e exploração sexual infantil e juvenil. Outros canais são o CRAS, o CREAS e o Conselho Tutelar. Alunos podem denunciar casos diretamente a professores e diretores das escolas.

A manifestação ocorreu no dia em que foram completados exatos 50 anos do caso de uma menina que foi seqüestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada em Vitória, capital do Espírito Santo. Os agressores, da alta elite capixaba, jamais foram punidos.

A Caminhada de Conscientização encerrou, em Guará, a mobilização que contou, desde o início da semana, com apresentações teatrais que reuniram alunos das redes municipal, estadual e particular do município.

O grupo teatral “Dona Semente e os Grãos de História” fez nova intervenção teatral na Praça Nove de Julho. Atores e músicos interagiram com o público, sempre com a intenção de reforçar a necessidade de se consolidar e ampliar a rede de proteção a crianças e adolescentes, prevenindo-os de abusos que, muitas vezes, podem acontecer dentro da própria casa.