RECEBIMENTO ITINERANTE DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS SERÁ NO PRÓXIMO DIA 5. CONFIRA AS ORIENTAÇÕES

Categoria: SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO
Publicado em: 05/06/2023 15:58:56

Dentro da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico, em parceria com a InpEV e a CATI, vai realizar o recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos na Casa da Agricultura, no dia 5 de junho, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30. A Casa da Agricultura fica na Rua Washington Luiz, 343, centro de Guará. Quem puder colaborar, traga uma caixa de leite para doação a uma entidade do município.

O recebimento Itinerante é direcionado aos pequenos agricultores, que muitas vezes não desfrutam de condições ideais de devolução em função das distâncias que separam suas propriedades das unidades de recebimento.

Produtores de grande porte, com mais de 400 embalagens para devolução, devem entrar no site inpev.org.br e agendar um dia para devolução de suas embalagens diretamente na Central, em Ituverava.

ORIENTAÇÕES AOS PRODUTORES

. Levar as embalagens destampadas. Levar as tampas acomodadas separadamente em algum saco ou caixa. Não misturar com embalagens de nenhum tipo. Embalagens tampadas não serão recebidas, pois atrasam o recebimento.

. Acomodar separadamente os tipos de embalagens. Galões triplamente lavados (de 5, 10, 20 litros...) devem ficar separados das embalagens flexíveis (como saquinhos aluminizados e plástico misto).

. As embalagens rígidas de tratamento de sementes, que são embalagens não laváveis contaminadas, devem ser acomodadas em sacos de regaste, separadamente. Não misturar com as tampas e nem com as embalagens lavadas.

. As Caixas de papelão também devem ser entregues separadas das demais embalagens, de preferência desmontadas, para que o recebimento seja agilizado.

. Levar as embalagens a granel ou em big bag. Não levá-las dentro de caixas de papelão, pois isso dificulta e atrasa o recebimento.

. As embalagens laváveis, como os galões, que não estiverem triplamente lavadas, serão retidas e registradas, no Comprovante de Devolução, como “embalagens em desacordo com a lei”. A não lavagem tríplice pode acarretar multa para o produtor, em caso de fiscalização em sua propriedade.

. Embalagens de fertilizantes somente são recebidas se estiverem lavadas. Se for encontrada alguma embalagem de fertilizante sem tríplice lavagem, esta é devolvida ao agricultor, pois atende legislação diferente dos galões.

. Independentemente de estarem a granel ou em big bag, todas as embalagens serão verificadas, uma por uma, antes da emissão do Comprovante de Devolução. Será realizada triagem para separação de tipos de materiais e verificação da realização da tríplice lavagem.

. Os agricultores deverão levar as embalagens contadas para emissão do Comprovante de Devolução. As embalagens não serão contadas durante o recebimento. Se não estiverem devidamente contadas, as embalagens não serão recebidas.

. É preciso que o agricultor leve os números de seu CPF, CNPJ e demais dados da propriedade (não precisa ser original, pode ser somente anotado) para o cadastramento no sistema e emissão do Comprovante de Devolução ou que os forneça previamente à Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico). Sem esses dados não será possível a emissão do comprovante.