ARBORIZAÇÃO, PALESTRAS EM ESCOLAS, COLETA SELETIVA: PREFEITURA DEFINE AGENDA PARA A SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Categoria: SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO
Publicado em: 05/06/2023 16:03:16

Será uma semana mais curta, em função do feriado de Corpus Christi, no dia 8, mas nem por isso menos intensa: através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e o Departamento de Meio Ambiente, a prefeitura de Guará agendou vários eventos para os dias 5, 6 e 7 de junho, em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

A programação do dia 5 começa às 8 horas, na Casa da Agricultura, com mais uma etapa do recebimento itinerante de embalagens de agrotóxicos vazias, em parceria com a InpEV. Às 8h30, no Ginásio de Esportes, alunos de 4º e 5º anos farão o plantio de mudas e terão um bate-papo ecológico com o biólogo Matheus Pontcherello, em parceria com a Celan.

Pontcherello, aliás, vai proferir três palestras, na mesma segunda-feira, para estudantes de diferentes faixas etárias. Às 10h no Nehif Antônio, às 13h na Coraci Mendes Campos e às 14h30 no Urbano de Andrade Junqueira, sempre com o tema “3R’s no caminho para ser sustentável”.

Na terça-feira, dia 6, haverá o Drive Thru do Óleo Usado, em parceria com a Brejeiro. Postos instalados nas praças da Matriz e da Vila Vitória vão trocar óleo usado por óleo novo – na proporção de dois por um – das 8h às 15h.

O pessoal do drive thru vai aproveitar o contato direto com os moradores para cadastrar residências para a coleta seletiva da Cooperativa dos Recicladores de Guará (Cooreg). O objetivo é alavancar o trabalho da cooperativa, em termos de quantidade de material reciclado e de renda para os trabalhadores cooperados.

Na quarta-feira, dia 9, haverá o lançamento do Programa Guará + Verde, com o plantio de mudas na Praça Ataliba Nakano, no Jardim dos Ipês, a partir das 10h. O programa terá como meta realizar o plantio de árvores em todos os bairros, em uma parceria da prefeitura com a sociedade civil – no plantio e nos cuidados.

A programação da Semana do Meio Ambiente, batizada de Semana Guará Mais Verde, será encerrada com um bate-papo às 13h na Escola Estadual Marechal Rondon, entre o subtenente da Polícia Militar Ambiental Cleber Roberto Teixeira, alunos e professores.