LANÇADO PROGRAMA PARA AMPLIAR ARBORIZAÇÃO NOS BAIRROS

Categoria: SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO
Publicado em: 08/06/2023 11:24:24

Na manhã desta quarta-feira, 7 de junho, em mais uma ação dentro da Semana do Meio Ambiente, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Meio Ambiente, lançou o Programa Guará + Verde, que visa a ampliar a arborização nos bairros da cidade e no distrito de Pioneiros.

O programa é uma parceria entre poder público e sociedade civil, no plantio e nos cuidados. A iniciativa atende a diretiva de arborização urbana do Programa Município VerdeAzul, pela qual se fazem necessárias ações que priorizem a arborização e a gestão participativa.

Para marcar o início do “Guará + Verde”, foram plantadas 12 mudas de ipê (roxo, branco, amarelo, rosa) ao longo da faixa de terra que separa a pista de skate e a academia ao ar livre da Areninha, na Praça Ataliba Nakano, no Jardim dos Ipês.

Pelo poder público, estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Socioeconômico, Cássio Andrade, a diretora do Departamento de Meio Ambiente da secretaria, Laís Araújo, os fiscais Júlio Tinti (Código de Posturas) e Vanessa Nogueira (Vigilância Sanitária), o diretor do Horto Municipal, Acassio Takeo Takahasahi, e o agrônomo Sérgio Rocha, da CATI, além de membros da sociedade civil.

Cássio Andrade afirma que ações como esta são importantes para o município, principalmente com o envolvimento da sociedade civil, que auxilia no cuidado e na preservação do local e das mudas plantadas.

Segundo Laís Araújo, o programa seguirá um cronograma de plantio e ações voltadas para arborização, recuperação de nascentes, visitas ao viveiro de mudas e plantios mensais, além dos cuidados pós-plantio. “Precisamos cuidar do nosso espaço e do nosso futuro, preservando sempre”, explica ela.