SINDICATO RURAL EM PARCERIA COM PREFEITURA OFERECEM CURSO DE MINHOCULTURA - PRODUÇÃO DE HÚMUS

Categoria: SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO
Publicado em: 19/06/2023 14:16:48

O Sindicato Rural de Guará em parceria com a Prefeitura Municipal de Guará através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Meio Ambiente, promoveu nesta semana, o Curso de Minhocultura – Produção de Húmus, no qual, foi realizado no Horto Municipal. O curso ocorreu durante os dias 13, 14 e 15 de Junho, e foi lecionado pela instrutora do SENAR Viviane Gaya.

O curso teve como objetivo ensinar sobre o manejo, criação e importância da preservação das minhocas e sua biodiversidade. As minhocas são de grande importância na composição da biota do solo, sendo sua presença no solo, relacionada com a boa qualidade do mesmo.

Durante o curso foram demonstrados e explicados alguns subprodutos derivados da Minhocultura, além das próprias minhocas, como a produção de húmus, que é um composto utilizado na adubação. Além de reduzir o descarte de materiais nas residências, uma vez que se utiliza da compostagem como alimento para as minhocas.

O curso também teve como intuito a montagem do minhocário no Horto municipal e compostagem, que serão utilizados na produção das mudas do horto.

Está ação atende diretivas do Programa Município VerdeAzul e Programa Município Agro.