GRUPO DE GUARAENSES SE UNE PARA DOAR SANGUE E SALVAR VIDAS

Categoria: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Publicado em: 01/08/2023 13:44:15

No último sábado, 29 de julho, 42 guaraenses lotaram um dos ônibus da prefeitura com destino ao Hemocentro de Franca. A missão: doar sangue para o garoto Nikolas Brayan Martins Rodrigues Silva, que havia passado por cirurgia na Santa Casa de lá e estava precisando de sangue com urgência.

Sempre que um guaraense esteja passando por situação semelhante, a turma entra em ação, através do WhatsApp. Para ajudar Nikolas, a partir do momento em que uma mensagem foi postada no domingo à noite, foram necessárias menos de 48 horas para que o grupo fechasse a lotação completa de um ônibus.

Mesmo quando não há uma urgência, a turma permanece mobilizada. Três vezes ao ano o grupo se reveza em viagens a Ribeirão Preto para doar sangue que será utilizado pelo Hospital das Clínicas. São 40/42 pessoas que doam 500 mililitros de sangue cada uma, quantidade suficiente para salvar quatro vidas.

Não por acaso, o grupo no zap é batizado de “Salvando Vidas”. Ele foi idealizado há cinco anos pela servidora municipal Elieti Pereira Gomes, que naquela época mobilizou um grupo de amigos em benefício de Júlio César, irmão de Priscila, casada com o filho dela, Diego. Júlio passara por cirurgia e precisava urgentemente de sangue tipo O positivo.

“Reuni umas 15 pessoas, lotamos uma van e fomos para Ribeirão”, conta Elieti, que já há 28 anos doa sangue regularmente. “Depois de alguns dias, o pessoal do HC me ligou perguntando se não poderíamos ir lá de vez em quando para doar. O pessoal concordou e, a partir daí, o grupo, que começou com umas 15 pessoas, aumentou. Hoje somos em 170, que se revezam, porque a mulher pode doar a cada quatro meses e o homem de três em três meses.”

Além de três viagens anuais a Ribeirão, o grupo atua em casos de urgência, como o de Nikolas. E o pessoal também doa sangue regularmente a três outros guaraenses que sempre estão necessitando: um jovem com anemia falciforme e uma moça e um idoso, ambos com câncer.

“É muito bom, muito gratificante, você saber que está ajudando a salvar vidas, mesmo que você não conheça as pessoas que estão sendo ajudadas”, afirma Elieti, que nesta segunda-feira, dia 31, recebeu uma ótima notícia. “O Nikolas foi desintubado e está se recuperando muito bem da cirurgia na cabeça”, ela informa.