ORQUESTRA SINFÔNICA DE RIBEIRÃO PRETO LOTA O SALÃO DA AAG E EMOCIONA O PÚBLICO

Categoria: EDUCAÇÃO
Publicado em: 04/09/2023 12:53:58

Palco de inúmeros eventos musicais ao longo dos seus mais de 60 anos, o salão nobre da Associação Atlética Guaraense (AAG) sediou na noite do sábado 29 de julho uma apresentação histórica: pela primeira vez, a cidade recebeu uma Orquestra Sinfônica – no caso, a de Ribeirão Preto, que no ano passado comemorou um século de fundação.

A apresentação em Guará fez parte da Ciranda Sinfônica, uma turnê realizada pela orquestra ribeirão-pretana, em parceria com o Sesc São Paulo, com as prefeituras e com a associações comerciais de cada cidade, com entrada gratuita.

Moradores de Guará e de cidades da região lotaram o salão da AAG. Todos os 300 lugares disponíveis estavam ocupados. O público acompanhou músicas clássicas de compositores como Beethoven, Rossini, de Richard e Johann Strauss, entre outros, sob regência do maestro Reginaldo Nascimento.

“A qualidade do som, a estrutura, tudo deu muito certo”, afirma o presidente da Associação Comercial e da AAG, Roberto Abboud. Segundo ele, uma equipe de 20 pessoas trabalhou na montagem da estrutura que recebeu 50 músicos da orquestra ribeirão-pretana, em uma apresentação que durou um pouco mais de uma hora e meia.

O clima sério e compenetrado da platéia, que se manteve em respeitoso silêncio, foi quebrado pelo próprio maestro Nascimento, que interagiu com o público, explicando cada obra que viria a ser executada e pedindo aplausos – por várias vezes, a orquestra foi aplaudida de pé.

“Foi um evento único, sem comparação. Só mesmo assistindo Ao vivo para conseguir explicar como é emocionante ouvir a harmonia de tantos instrumentos juntos”, avalia o diretor do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Luiz Carlos dos Santos Júnior.

Segundo ele, após essa apresentação histórica, o desafio, agora, é estreitar a parceria com o Sesc e com a Associação Comercial para que a cidade atraia novos eventos e até mesmo uma nova apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, como, aliás, o próprio público pediu – e o maestro aprovou.