GRANDE PÚBLICO E HOMENAGEM MARCAM INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE IMAGENS DE GUARÁ

Categoria: SAÚDE
Publicado em: 04/09/2023 13:08:20

Em cerimônia marcada pela emoção, por conta da homenagem a Eduardo Martins Queiroz, a Saúde de Guará ganhou nesta terça-feira, 15 de agosto, um reforço importante em sua estrutura de atendimento à população, com a inauguração do Centro de Diagnósticos de Imagem e Exames Laboratoriais, com sala de Raio-X, Centro de Revelação, Laboratório de Análises Clínicas, Ultrassom, Sala de Coleta e um consultório de ginecologia, além de recepção e sanitários.

Localizado na Avenida Antônio Ribeiro dos Santos, 500, ao lado da Santa Casa, o Centro ficará aberto das 7 às 22 horas, de segunda a sexta-feira, com plantão à distância aos sábados, domingo e feriados. Já o laboratório – uma parceria com a empresa Sunmed – funcionará todos os dias.

Tanto os exames laboratoriais quanto os de raio-x serão gratuitos para os moradores de Guará e do distrito de Pioneiros. Na Santa Casa permanece uma sala de raio-x, reformada, para exames de pacientes internados.

Outro espaço inaugurado nesta terça-feira dia 15 é a Sala de Urgência da Santa Casa, que deixa de ficar próximo à área de atendimento do pronto-socorro e ganha novo espaço, também com entrada pela Avenida Antônio Ribeiro dos Santos, com todos os equipamentos necessários para casos de urgência e emergência.

Em seu discurso, o secretário municipal de Saúde e administrador provisório da Santa Casa, Túlio Chaud Colferai, ressaltou que a comunidade de Guará realizava, naquele momento, um sonho acalentado há 17 anos, quando surgiu a proposta original.

“Sonhado por nossos precursores, dentre eles a lendária dona Enói e Renato Siqueira, o Centro de Imagens é hoje uma realidade, que deixo como legado em um dos meus últimos atos como administrador desta casa”, explicou Túlio Chaud, que em certo momento pediu uma salva de palmas aos diretores e funcionários da Santa Casa, “nossos heróis na batalha contra a pandemia”.

O prefeito Vinicius Engenheiro fez um longo discurso, no qual defendeu o legado histórico da Santa Casa no atendimento à população, lamentou as críticas – muitas vezes infundadas – que são feitas contra a instituição nas redes sociais, lembrou dos deputados que sempre ajudaram a Santa Casa com emendas parlamentares e reafirmou o propósito, como gestor público, de continuar em busca de ampliar os recursos e investimentos necessários para o adequado funcionamento da casa.

“Agora a Santa Casa de Guará conta com o laboratório que é referência em nossa região. Assim, a população guaraense contará com resultados rápidos e confiáveis, feitos em equipamentos de ponta e profissionais altamente qualificados”, assegura a gerente operacional da SunMed (empresa parceira do labortório), Ana Luzia Rocha Milano Gama.

O ponto alto da cerimônia de inauguração do Centro de Diagnósticos de Imagens e Exames Laboratoriais de Guará, na manhã desta quinta-feira, 15 de agosto, foi a homenagem prestada pela prefeitura a Eduardo Martins Queiroz, que dá nome à nova unidade de saúde do município.

Eduardo, que atuou no setor de raio-x da Santa Casa durante 24 anos, faleceu em julho de 2020, em meio à pandemia, aos 41 anos de idade, vitimado pela doença que ele tanto combateu: a Covid-19. Compareceram o pai dele, Lauro Evaristo de Queiroz Filho, a mãe, Marli Silvia Barbosa Queiroz, a irmã Fernanda, filhos, sobrinhos e amigos.

O secretário de Saúde, Túlio Chaud Colferai, designou Antônio Cândido Martins, do setor de administração da Santa Casa, para entregar à família de Eduardo uma placa de agradecimento pelos relevantes serviços prestados, em especial na linha de frente ao combate à Covid-19.

Falando em nome da família, a irmã Fernanda agradeceu aos idealizadores “que tiveram essa sensibilidade” de homenagear Eduardo Martins Queiroz com o nome do Centro de Imagens e disse que todos os familiares vão lembrar dele com orgulho sempre que passarem em frente à unidade, localizada na Avenida Antônio Ribeiro dos Santos, anexa à Santa Casa.

Arrancou lágrimas de quase todos os presentes o discurso do radialista Carlos Henrique Pereira. Carlão para alguns, Carlinhos para muitos, ele veio de São Joaquim da Barra para participar da homenagem ao irmão de criação, posto que, desde criança, foi acolhido pela família de Lauro Evaristo de Queiroz Filho. “Esteja onde estiver, sei que está muito contente hoje”, afirmou, sobre Eduardo.

A cerimônia de inauguração atraiu um grande número de autoridades, servidores, lideranças comunitárias e moradores em geral, como a vice-prefeita Maura Moreira, os diretores clínico e técnico da Santa, Túlio Figueiredo e José Dante Baboni, respectivamente, os secretários municipais Cesar Moreira (Administração), Alessandro Pereira Caetano (Esportes), Cássio Andrade (Desenvolvimento Soecioeconômico), Marcelo Sotero (Governo), Henrique Sotero (Negócios Jurídicos), Maria Amélia Furtado (Assistência Social), Malcom Mortari (Obras e Serviços Urbanos), José Paulo Silvério (Educação), além dos vereadores Welitinho, Rafael Moreira, Marcelo Barião, Sérgio da Força e Luz, Roberto Cavalo, Ocimar Chocolate de Paula e do diretor técnico da SunMed, Camilo Lupoli.