CARTEIRINHA AGILIZA ATENDIMENTO DE AUTISTAS NO SERVIÇO PÚBLICO

Categoria: ASSISTÊNCIA SOCIAL
Publicado em: 04/09/2023 13:09:02

 

As pessoas, muitas vezes, estranham que uma mãe, pai ou responsável entre em filas preferenciais na companhia de crianças com idades superiores às de um bebê, por ignorar que a criança é autista e, por isso, o acompanhante tem, sim, direito ao atendimento preferencial.

Para evitar situações assim, foi lançada a Ciptea, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O documento facilita a identificação da pessoa com TEA e seus responsáveis. E, assim, propicia mais rapidez no atendimento aos serviços públicos de saúde, educação e assistência social.

Em Guará, a Secretaria Municipal de Assistência Social está preparada para dar todo o suporte necessário para emissão da Ciptea. Basta procurar a secretaria na Rua Carlos de Campos, 317, das 7h às 16h. Se preferir, ligue 3831.9884. A carteirinha é gratuita.

Os documentos necessários são os originais de RG e CPF, declaração de tipo sanguíneo, relatório médico com CID e foto 3x4. Também são necessários os documentos pessoais do responsável. Cumpridos os requisitos, a Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência avalia a solicitação e, se aprovada, libera o download do documento oficial para impressão.