Prefeitura de Guará inicia nebulização para combater o mosquito da Dengue

Publicado em: 06/01/2016 17:02:45

A Prefeitura de Guará, através da Secretaria de Saúde -  Controle de Vetores e SUCEN - Franca – Superintendência de Controle de Endemias, iniciaram nessa segunda-feira (04) o procedimento de nebulização no município de Guará. Trata-se de uma ação que aplica produto químico contra o mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, em forma de neblina.

No primeiro dia houve um treinamento especial integrado para a equipes com os representantes da SUCEN, como forma de adaptação da atividade e treinamento. Na sequência, a equipe do Controle de Vetores, especializada em pulverização, iniciou o procedimento de nebulização, que acontecerá em todas as residencias da cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita aos moradores:

– Guardem em lugar fechado ou cubram qualquer tipo de alimento, depósito de água ou material de cozinha;

– Cubram ou retirem roupas limpas e/ou penduradas no varal (mesmo que molhadas), bebedouros e comedouros de animais e gaiolas de passarinhos, aquários;

– Retirem ou dobrem roupas de cama e toalhas das mesas;

– Mantenham abertas as portas, janelas e cortinas para facilitar a ação do inseticida dentro de casa;

– Durante a aplicação do inseticida, permaneçam na calçada do outro lado da rua, juntamente com todas as pessoas da casa; se possível, colocar também os veículos na rua;

– Retornem para dentro da casa somente 30 minutos após a aplicação;

– No caso das pessoas doentes e acamadas, mantenham portas e janelas do quarto fechadas durante a aplicação do inseticida, abrindo-as somente 30 minutos depois.

De acordo com Odair, responsável pela equide de Controle de Vetores de Guará, o inseticida pulverizado está diluído em água e matará apenas os mosquitos que estiverem na casa no momento da aplicação. Portanto, é muito importante evitar que outros mosquitos se criem, eliminando todos os recipientes que contenham ou venham a conter água parada.